FORMAÇÃO DE PROFESSORES Á LUZ DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA: PERSPECTIVAS DO CURRÍCULO AOS DESAFIOS DA PRÁTICA REFLEXIVA

Autores

  • Gislaina Rayana Freitas Santos UNIR-Universidade Federal de Rondônia
  • André Pereira Lopes

DOI:

https://doi.org/10.36026/rpgeo.v6i1.4234

Resumo

O presente estudo se propõe a identificar na formação dos professores de história com foco na História e Cultura Afro-brasileira e Africana, as concepçõesepistemológicas contidas no currículo escolar, da disciplina de história do ensino fundamental contemplado do 1º ao 9º ano. Para alcançar o objetivo optamos por desenvolver uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, o que permiti ao investigador à cobertura de uma gama de fenômenos no qual trazem à luz as concepções sobre o currículo de história e cultura afro-brasileira e africana. Para tanto, seguimos as reflexões literárias de SACRISTÁN (2013, 2017), SOUZA (2008), APPLE (2008) e SILVA (2017) no que se refere às concepções de currículo sob o olhar para a prática docente.Nas teorias de SHON (2000) para pontuar análise sobre o profissional reflexivo, dentre outros autores renomados que abordam a temática, e ainda conta com extrações de documentos que norteiam a educação de História como Diretrizes Curriculares: PCN de História (1998); a LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei 9394/96, a Lei nº 10.639/03 no qual contribuíram nas reflexões sobre a expectativa legal em que tão suporte a prática educativa.Constatou-se a importância de tecer discursões sobre a prática educativa, no sentido de buscar caminhos que oportunizarão ao educador uma ruptura epistemológica e cultural. E no educando conhecer sua história e da composição de sua sociedade, pelo movimento de relacionar a história do Brasil com as diversas culturas e sociedades pelo mundo, tornando-se cada vez mais inserido como sujeito histórico. Com isso, corroborarão para perspectiva de contribuir na busca por compreender as contribuições dos povos africanos na construção de nosso país, para formar cidadãos conscientes da historicidade africana e brasileira.

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Biografia do Autor

Gislaina Rayana Freitas Santos, UNIR-Universidade Federal de Rondônia

Mestrada pelo Programa de Pós graduação Stric Sensu Mestrado Acadêmico em Educação - PPGE. Especialista em Mestodologia do Ensino Superior. Especialista em História, Cultura Afro-brasileira e africana. Graduanda em Serviço Social. Licenceatura em Pedagogia

André Pereira Lopes

Especialista em História, Cultura e Africana e Afro-brasileira pelo Instituto Federal do Amazonas-IFAM, Pedagogo formado pela Universidade Federal de Rondônia-UNIR, graduando em História pelo Centro Universitário Internacional-UNINTER, membro do grupo GEIFA – Grupo de Estudos Interdisciplinares das Fronteiras Amazônicas. e-mail: andrelopes02@hotmail.com

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Publicado

29/08/2019