ASPECTO DOS DESAFIOS EDUCACIONAIS DA TERRA INDÍGENA RIO NEGRO OCAIA

Autores

  • Deborah Monteiro dos Santos Fundação Universidade Federal de Rondônia
  • Leticia Geronimos Ferreira UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

DOI:

https://doi.org/10.36026/rpgeo.v6i1.4229

Resumo

O presente estudo analisou a atual situação educacional das aldeias que compõem a Terra Indígena Rio Negro Ocaia (TIRNO), localizada no município de Guajará Mirim, Rondônia, Brasil observando as demandas e necessidades para a construção do Plano de Gestão Territorial Ambiental (PGTA) da terra indígena pela Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé. O objetivo central deste estudo foi identificar as necessidades apontadas pelos indígenas referente a melhoria do aspecto educacional da terra indígena. O estudo foi desenvolvido com base nas teorias de Faustino (2012) e Ferreira (2017). Utilizamos como metodologia de analise o discurso do sujeito coletivo (DSC) apresentados em Lefèvre (2012) e Lefèvreet al (2009). Arquitetamos a pesquisa através de roda de conversa com as mulheres e com a juventude local. E dispomos de questionários aplicados com os moradores da aldeia Central Rio Negro Ocaia e aldeia Ocaia III. Por meio da pesquisa realizada, observamos que o ensino é bilíngue onde as crianças tem aulas na língua portuguesa e na língua materna (o txapakura), sendo que a primeira língua ensinada é o txapakura, denotando forte preservação cultural por meio do idioma. Também foi identificada a necessidade de material de apoio (livros didáticos, cartilhas, literatura) voltados para a realidade da TIRNO. Fazendo um recorte de gênero identificamos que existe uma frequência muito grande de pessoas sem escolarização, e esta frequência é maior nas mulheres. Estas taxas mais elevadas nas mulheres se deve ao fato de muitas aldeias, no passado, não possuírem escolas. Atualmente aponta-se que certa dificuldade em concluir o ensino formal para os morados da TIRNO, em especial para as mulheres, isto se deve principalmente a oferta do Ensino médio na TIRNO. Conclui-se que este trabalho foi capaz de elencar as principais necessidades da juventude escolar TIRNO, também constatou-se a necessidade a implementação do ensino de jovens e adultos na terra indígena, entre outras demandas sociais relevantes.

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Biografia do Autor

Deborah Monteiro dos Santos, Fundação Universidade Federal de Rondônia

Mestranda em Geografia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Graduada em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas também pela UNIR, concluindo em 2016. Desde outubro de 2017, é voluntária na Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé, atuando como suplente no Conselho Estadual de Política Ambiental (CONSEPA). Além disso, auxilia a Associação de Guerreiras Indígenas de Rondônia (AGIR) na articulação com as mulheres indígenas e na participação de eventos sobre direitos das mulheres. Desde 2018, atua como pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Geografia, Mulher e Relações Sociais de Gênero - GEPGENERO (UNIR).

Leticia Geronimos Ferreira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

Graduanda em Geografia pela UNIR e pesquisadora de iniciação científica do GEPGENERO/UNIR.

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Publicado

29/08/2019