USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: ANÁLISE DE PROPOSTAS DIDÁTICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36026/rpgeo.v6i2.4013

Palavras-chave:

História em quadrinho, Geografia, Propostas didáticas

Resumo

A partir de uma revisão de literatura, este artigo teve como objetivo identificar nas propostas didáticas quais foram as categorias de aprendizagem utilizadas a partir do uso da história em quadrinho para o ensino de geografia e suas contribuições para a construção do conhecimento do estudante. A seleção das propostas foi feita a partir da leitura dos títulos, resumos, metodologia e conclusões a fim de selecionarmos os trabalhos que realmente contribuíssem para a pesquisa. Foram classificados quatro artigos e uma dissertação. O processo de análise ocorreu a partir da leitura minuciosa das propostas e os critérios de análise foram definidos a partir da pesquisa de Toppel, Camargo e Chicóra (2015). Os resultados apontaram que as categorias de aprendizagem foram variadas, sendo: duas obras com caráter expressivo, duas expressivo e construtivista, e uma norteadora. Quase todas trouxeram o enfoque crítico e de aprendizagem significativa. Conclui-se que no ensino de geografia, as HQs implicam resultados positivos no processo de aprendizagem, pois são recursos essenciais à medida que abordam os conteúdos, por vezes de difícil compreensão, e os articulam com as imagens, permitindo a expressão da comunicação artística bem como da relação teórica com as experiências do estudante, adquirindo assim em sua ecologia conceitual novas concepções pelo processo de assimilação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Cristina Reis de Moraes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro

Graduada em Geografia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Pós-Graduação em Gestão Ambiental: Diagnóstico e Adequação Ambiental pelo IFTM. Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFTM. Atualmente servidora pública no IFTM.

Marcelo Ponciano da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro

Doutor em Ciências da Computação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor efetivo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM). Diretor Geral do Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico do IFTM.

Downloads

Publicado

18/12/2019

Edição

Seção

Artigos