TERRITORIALIDADES E COMUNIDADES TRADICIONAIS: ENTRE A IDENTIDADE E A TRANSFORMAÇÃO

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir o conceito de identidade, tomando como pressuposto os aspectos de territorialidade e comunidades tradicionais. Esse viés se correlaciona ao objeto de estudos do projeto de pesquisa sobre a Comunidade Ribeirinha de São Carlos (Baixo Madeira, Porto Velho/RO), no qual se objetiva abordar os aspectos que envolvem a identidade desta comunidade, dentre outras características socioculturais e o vínculo com o território como um espaço que assegura essa identidade. De outro lado, observa-se que os territórios das comunidades tradicionais veem passando por mudanças, por “invasões”, redefinições e aberturas, tornando-se fronteiras nas quais algo novo começa a se fazer presente. Em termos metodológicos, a pesquisa se fundamentou em fontes bibliográficas, especialmente nas reflexões dos autores Stuart Hall (2014) e Homi K. Bhabha (2014), documentais e na observação participante. Espera-se que esses estudos e registros possam contribuir para minimizar impactos sociais dos processos de deslocamento e transformações das comunidades tradicionais e servir de parâmetro para futuras mobilizações e redefinições territoriais das comunidades ribeirinhas do Estado de Rondônia e da Amazônia.

https://doi.org/10.36026/rpgeo.v5i2.3851
PDF

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

Downloads

Não há dados estatísticos.