ASPECTOS DA ATIVIDADE AGROPECUÁRIA E O DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO DO MUNICÍPIO DE ARIQUEMES (RONDÔNIA)

Resumo

O trabalho tem como objetivo identificar as principais características da produção agropecuária do município de Ariquemes (Rondônia) no contexto do desenvolvimento socioeconômico local. Especificamente, buscou-se descrever os principais processos agrícolas e pecuários desenvolvidos na região, no período de 1990 a 2014, realizou-se uma análise dos indicadores do desenvolvimento socioeconômico, dos anos 1991, 2000 e 2010 e, por fim, avaliou-se o índice de bem-estar humano, através do barômetro de sustentabilidade, para o ano de 2010. Na caracterização da produção do período de 1990 a 2014 foram utilizados os dados disponíveis no banco SIDRA (Sistema IBGE de Recuperação Automática) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. No levantamento das informações demográficas e sociais do município foram utilizados os dados dos registros do TABNET, do Departamento de Informática do Ministério da Saúde (DATASUS) dos Censos Demográficos de 1991, 2000 e 2010. Os dados utilizados no barômetro de sustentabilidade foram obtidos no banco SIDRA. Na análise de dados foram calculadas as estatísticas descritivas e construídos gráficos e tabelas dos dados agregados do período de estudo. Foram identificados os índices do município na escala de bem-estar humano. Foi utilizado o software IBM SPSS versão 22 na análise de dados. O sistema de produção da agricultura em Ariquemes mudou consideravelmente no período, devido as mudanças do cenário internacional em relação as commodities, bem como pelas restrições de alguns sistemas de produção. Apesar dessas evoluções e da melhora de alguns indicadores segue o desafio do município em reduzir as desigualdades sociais.

https://doi.org/10.36026/rpgeo.v5i2.3733
PDF

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

Downloads

Não há dados estatísticos.