A IDENTIDADE FAXINALENSE PELAS (TRANS)TERRITORIALIDADES COTIDIANAS NO FAXINAL SETE SALTOS DE BAIXO - PONTA GROSSA/PR

Autores

  • Tanize Tomasi Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Renato Pereira Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Nicolas Floriani Professor Efetivo da Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.36026/rpgeo.v5i2.3487

Resumo

Observa-se no Estado do Paraná um movimento de visibilidade das comunidades tradicionais rurais no “Sistema Faxinal” atrelado à mudança de paradigma para as políticas ambientais. A possibilidade de redirecionar a gestão dos recursos naturais às populações que habitam estas áreas remanescentes contribuiu neste Estado para a criação das ARESUR’S - Áreas Especiais de Uso Regulamentado. A delimitação da reserva legal justapôs-se a própria legitimação de um território-identidade condicionado aos limites fixos da abordagem político-administrativa dos recursos naturais. Diante disso, ascende-se a problemática em torno da questão identitária faxinalense. A vivência cotidiana e as distintas territorialidades que surgem em meio a organização social destes sujeitos inviabiliza a adesão a uma identidade coletiva que se projeta sobre os sujeitos de direitos. O objetivo foi entender a complexidade que faz com que as territorialidades e agrupamentos sociais redefinam o território, o conceito e o sentimento identitário. Parte-se da discussão teórica dos conceitos de território/territorialidade e identidade para compreender o fenômeno de reconhecimento acadêmico-político da comunidade “tradicional” e o autorreconhecimento/autodeclaração pelos sujeitos sociais. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tanize Tomasi, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Licenciada em Geografia pela Universidade Norte do Paraná, Mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Paraná, Pós-Doutoranda pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Renato Pereira, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Licenciado em Geografia, Mestre em Gestão do Território e Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Nicolas Floriani, Professor Efetivo da Universidade Estadual de Ponta Grossa

Engenheiro Agrônomo, Mestre em Ciências do Solo, Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná. Professor efetivo da Universidade Estadual de Ponta Grossa. 

Downloads

Publicado

31/12/2018

Edição

Seção

Artigos