O LUGAR NA ÓTICA DO COTIDIANO, VIVÊNCIA E IDENTIDADE: UMA VISÃO A PARTIR DA QUARTA COLÔNIA DE IMIGRAÇÃO ITALIANA, RS, BRASIL

Autores

  • Vanessa Manfio UFRGS/Núcleo de Estudos Agrários

DOI:

https://doi.org/10.36026/rpgeo.v5i2.3317

Resumo

O lugar é um produto das atividades humanas, apresenta múltiplas valorizações e caracterizações, diante dos atributos estruturais, funcionais e afetivos, onde cada ser em si percebe e reconhece o mesmo, de maneiras diferentes conforme, os seus anseios e desejos.  Há lugares que são a tradução da vida, da morada e que, por isso, transmitem sentimentos, construiu-se uma identidade, contam uma história, retratam momentos, revelando uma ligação afetiva entre o ser humano e o lugar, como é o caso dos lugares da Região da Quarta Colônia de Imigração Italiana. Pensando nisso, este artigo objetivou-se discutir o lugar como elo de vivência e topofilia, no contexto da Quarta Colônia de Imigração Italiana. Esperando assim, contribuir com os estudos de Geografia, especialmente do lugar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Manfio, UFRGS/Núcleo de Estudos Agrários

Licenciada e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria, Doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com período de estágio no exterior, na Universidade de Trás - Os - Montes e Alto Douro, Vila Real, Portugal.

Downloads

Publicado

31/12/2018

Edição

Seção

Artigos