CONFLITOS EM COMUNIDADES TRADICIONAIS: UM ESTUDO SOBRE O FAXINAL DO SALTO – PARANÁ

Resumo

O presente trabalho de pesquisa busca apresentar uma discussão sobre conflitos existentes em relação aos povos tradicionais brasileiros, tendo como exemplo investigado as chamadas comunidades faxinalenses. O recorte espacial específico refere-se a uma comunidade denominada como Faxinal do Salto, localizada no município de Rebouças – Paraná. Os faxinais são comunidades de cunho coletivo presentes nos espaços rurais do Centro –Sul do Paraná e são reconhecidos na categoria de povos tradicionais. Nestas comunidades, a área de uso coletivo é denominada como criadouro comum, sendo um local onde a criação de animais e demais reproduções físicas, culturais e sociais se manifestam geralmente de forma coletiva. Para além dos limites do criadouro comum estão as terras utilizadas para o plantio de alimentos em maior quantidade e demais vegetações. De maneira geral, o que se observa através de estudos de diversos pesquisadores sobre o tema é a drástica diminuição desta forma de uso da terra a partir no final do século XX e início do século XXI, sendo ocasionada principalmente pelo intenso avanço das agriculturas mecanizadas que avançam nos territórios de uso coletivo e também individualização das propriedades. Neste sentido, este foi o cenário identificado na comunidade em questão a partir de observações e entrevistas realizadas com moradores. Desta forma sendo o Faxinal do Salto uma das poucas comunidades que resistem diante de muitas pressões, esta pesquisa apresentará quais são as dificuldades encontradas e quais apoios públicos fornecidos para que este processo de desestruturação  seja ao menos freado.
https://doi.org/10.36026/rpgeo.v5i2.3206
PDF

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

Downloads

Não há dados estatísticos.