UTILIZAÇÃO DA NATUREZA EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DE PROTEÇÃO INTEGRAL: CONSIDERAÇÕES SOBRE O PARQUE ESTADUAL DE VILA VELHA, PARANÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36026/rpgeo.v6i2.3197

Palavras-chave:

Conservação, Natureza, Parques Ambientais, Legislação

Resumo

As Unidades de Conservação (UC) de Proteção Integral são uma modalidade de áreas protegidas de forma legal onde os recursos ou a natureza devem ser utilizados o mínimo, apenas 5%, com atividades de pesquisa e turismo. No entanto muitas das UCs mencionadas enfrentam problemas como má utilização da natureza ocasionando diferentes impactos ambientais e pressão ambiental. O presente trabalho tem como objetivo abordar a forma como a natureza é utilizada em Unidades de Conservação de Proteção Integral, especialmente no Parque Estadual de Vila Velha, localizado no município de Ponta Grossa, Paraná. Para tanto, utilizou-se alguns procedimentos como construção de referencial bibliográfico, documental e visita in loco com observações diretas e coleta de informações relevantes. O respectivo parque possui relevância, seja por suas formações geológicas, seja pela proteção da fauna e flora da região, além de ser um grande atrativo turístico. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexsande de Oliveira Franco, Universidade Federal do Acre/ Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Professor Magisterio Superior da Universidade Federal do Acre; Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa; Mestre em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais pela Universidade Federal do Acre.

Ana Cláudia Folmann, Universidade Estadual de Ponta Grossa

 Mestre em Gestão do Território pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Downloads

Publicado

18/12/2019

Edição

Seção

Artigos