COOPERATIVISMO MST: UM ESTUDO SOBRE A FUNDAÇÃO DA COCAPAR

Resumo

Este artigo é parte integrante dos resultados de pesquisas realizadas na elaboração de Monografia de conclusão de curso em Geografia na Universidade Estadual Paulista, campus de Presidente Prudente. Atualmente o autor esta cursando Mestado na mesma universidade. Este trabalho tem como propósito analisar as características da fundação da COCAPAR (Cooperativa dos Assentados do Pontar do Paranapanema), observando como ocorreram as organizações para a fundação da cooperativa, que inseriu novas estratégias de organização por parte do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST), aos assentamentos rurais. Os assentamentos surgem como resultados da luta dos movimentos socioterritoriais pela terra e reforma agrária. Esse é o tipo de reforma agrária existente no país, a implantação de assentamentos rurais mediante a pressão popular. A construção de cooperativas surge nos assentamentos rurais objetivando a permanência na terra, pois após a conquista da terra, as famílias assentadas necessitam permanecer e reproduzir seus modos de vida, buscando ascenção social e emancipação econômica, o campesinato passa então a articular suas produções em cooperativas.

 

https://doi.org/10.36026/rpgeo.v4i2.2520
PDF

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

Downloads

Não há dados estatísticos.