URBANIZAÇÃO EM ÁREA DE RISCO: DIAGNÓSTICO DOS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DO RIO PIRARARA NO MUNICÍPIO DE CACOAL RONDÔNIA.

Resumo

As transformações no espaço geográfico urbano são decorrentes do processo de urbanização acelerada principalmente pela expansão e ocupação em áreas de preservação permanente de rio que cortam a cidade ocasionando destruição da cobertura vegetal. Esta pesquisa teve como objetivo analisar os impactos socioambientais, avaliando o estado de degradação do Rio Pirarara no perímetro urbano, decorrente das ações antrópicas. O resultado demonstra que boa parte da vegetação que compõe a mata ciliar do Rio Pirarara foi degradada, devido ao processo de expansão urbana sobre as margens do rio, com diversas residências, inclusive instalações de empresas. Outro agravante foi o impacto da expansão de rede do esgotamento sanitário, desrespeitando os 30 metros de matas ciliares de acordo coma legislação vigente. As consequências destes impactos são o elevado índice de assoreamento, contaminação das águas, sendo um indicador de agentes patogênicos causadores de doenças pondo em risco a população local, principalmente no período chuvoso.

https://doi.org/10.36026/rpgeo.v3i2.2034
PDF

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

Downloads

Não há dados estatísticos.