A RELAÇÃO CAMPO-CIDADE EM CASTANHAL-PA: UMA ANÁLISE ATRAVÉS DA PRESENÇA DE SERVIÇOS VOLTADOS AO CONSUMO DO CAMPO.

Autores

  • Márcio Douglas Brito Amaral Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Émerson Gil Santos Corrêa UFPA
  • Thiago Alan Guedes Sabino NAEA/UFPA
  • Romário Valente Santos Universidade Federal do Amapá

DOI:

https://doi.org/10.36026/rpgeo.v3i1.1780

Resumo

O texto tem como objetivo central analisar a relação campo-cidade na Amazônia, a partir das relações estabelecidas entre a cidade média de Castanhal e a sua rede de proximidade territorial, conexões com agrovilas do município e demais localidades de municípios vizinhos voltados ao abastecimento dos produtos do campo e para prestação de serviços oferecidos às atividades produtivas realizadas no campo. De um lado, busca-se ressaltar a importância de Castanhal na prestação de serviços para o campo, por meio da oferta de produtos agrícolas derivados das agrolojas e da prestação de assistência técnica por instituições de pesquisa localizadas na cidade. De outro lado, destaca-se a importância da relação com o campo, tanto da ordem próxima – rede de proximidade territorial – quanto da ordem distante – áreas de abastecimento localizadas em outras regiões do país – para o abastecimento da cidade, particularmente as feiras. A hipótese levantada é a de que embora Castanhal não possa ser definida, fundamentalmente, como uma cidade do agronegócio, não se pode desprezar o papel que ela exerce na oferta de tecnologia e serviços para as atividades agrícolas do circuito superior e inferior do campo na região, bem como não se deve deixar de considerar a forte relação quanto ao abastecimento da própria cidade.   

 

Palavras-Chave: Cidades médias na Amazônia; Relação cidade-campo; Feiras; Agrolojas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Douglas Brito Amaral, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Pará (2003), mestrado em Planejamento do Desenvolvimento - Nucleo de Altos Estudos Amazonicos (2005) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2011). Em 2014 desenvolveu estágio de Pós-Doutorado na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Atualmente é professor do Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO) e da Faculdade de Geografia e Cartografia (FGC), da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Émerson Gil Santos Corrêa, UFPA

Possui Bacharelado e Licenciatura Plena em Geografia, pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

Thiago Alan Guedes Sabino, NAEA/UFPA

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Pará, mestrando em Planejamento do Desenvolvimento - Nucleo de Altos Estudos Amazonicos, da UFPA.

Romário Valente Santos, Universidade Federal do Amapá

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Pará e mestrado em Desenvolvimento Regional, pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

Downloads

Publicado

18/07/2016

Edição

Seção

Artigos