AS COMPETÊNCIAS PEDAGOGICAS DO LICENCIADO EM GEOGRAFIA: SEDUC/RO ATRIBUIÇÕES E PRÁTICA

Autores

  • Sheila Castro dos Santos Universidade Federal de Rondônia – UNIR/Brasil
  • Carlandio Alves da Silva

DOI:

https://doi.org/10.36026/rpgeo.v2i2.1776

Resumo

Este artigo propõe-se a ser difusor das habilidades e competências que o licenciado na ciência geográfica deve possuir ao assumir uma cátedra de professor em geografia no estado de Rondônia. Percebeu-se que o ensino da geografia deve possuir uma abordagem mais marcante para evidenciar as categorias de análises geográficas, essas identificadas como: Espaço, Lugar, Região, Território, Paisagem, e as sub categorias territorialidade, espacialidade, área, relevo, dentre outras, sem aparecerem que fossem apenas informações distantes da realidade do aluno, e em algumas vezes tão superficial que os alunos não identificam onde há intrínseco à abordagem geográfica, talvez por isso nas séries iniciais algumas vezes a disciplina de geografia é confundida com a de história. Destarte, percebe-se que nas instituições públicas de ensino fundamental e médio existem algumas deficiências no que diz respeito a instigar ao aprendizado aos assuntos da disciplina de Geografia.

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Publicado

06/12/2015

Edição

Seção

Artigos