ASPECTOS SOCIOAMBIENTAIS DE CUJUBIM, RONDÔNIA. CICLO DE EXPLORAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS EM TEMPO REAL.

Autores

  • Marcelo Lucian Ferronato Ação Ecológica Guaporé; Universidade Federal de Rondônia
  • Daniela Moreira dos Santos Machado Ação Ecológica Guaporé; Universidade Federal de Rondônia
  • Paula Stolerman Ação Ecológica Guaporé
  • Ligiane Pauly Casagrande Ação Ecológica Guaporé

DOI:

https://doi.org/10.36026/rpgeo.v3i1.1773

Resumo

Este texto busca a reflexão dos aspectos socioeconômicos e ambientais do município de Cujubim, localizado na porção noroeste do estado de Rondônia, visando demonstrar a influência das atividades humanas empregadas na região sobre os movimentos migratórios e do uso do solo. A pesquisa se deu por meio de levantamento de dados secundários, informações sociais oficiais, e obtenção de dados primários, por meio de entrevistas com 37 moradores das zonas urbana e 27 moradores da área rural, além de instituições públicas e privadas atuantes na região. A pesquisa ocorreu em outubro de 2014. Os questionários foram formulados contendo perguntas fechadas e abertas, visando obter informações subjetivas dos entrevistados que poderiam melhor qualificar as informações que, em geral, ficam escondidas num momento posterior de tabulação e análise de dados quantitativos. A análise concentra-se em três questões básicas amplamente discutidas no decorrer do texto: a) queda da extração de madeiras; b) conversão de florestas em pastagens; c) incremento de mecanização agrícola. A situação relatada é preocupante e segue a mesma linha de outros municípios de Rondônia e do contexto histórico da Amazônia, com a possível transição de atividade econômica entre atividade madeireira que não é feita de forma sustentável, para a agropecuária e a pressão sobre os remanescentes florestais da região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Lucian Ferronato, Ação Ecológica Guaporé; Universidade Federal de Rondônia

Biólogo, presidente da Ação Ecológica Guaporé, discente do curso de Pós Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal de Rondônia campus Rolim de Moura.

Daniela Moreira dos Santos Machado, Ação Ecológica Guaporé; Universidade Federal de Rondônia

Bacharel e Licenciatura em Ciências Sociais, consultora da Ação Ecológica Guaporé e discente do curso de Pós Graduação Geografia da Universidade Federal de Rondônia.

Paula Stolerman, Ação Ecológica Guaporé

Socióloga, Mestre em Geografia

Ligiane Pauly Casagrande, Ação Ecológica Guaporé

Bióloga

Downloads

Publicado

18/07/2016

Edição

Seção

Artigos