O CURRÍCULO DE GEOGRAFIA E AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NA SALA DE AULA

Resumo

Este artigo analisa o currículo de Geografia a partir de alguns elementos previstos no Parâmetro Curricular Nacional (PCN), bem como do currículo de Geografia proposto pela Secretaria de Educação do estado de São Paulo datado de 2008. Busca-se, portanto, refletir sobre as competências e habilidades com o foco na aprendizagem, ou seja, na promoção dos conhecimentos próprios da disciplina articuladamente às competências e habilidades dos alunos. Nesse contexto, as indagações e apontamentos subsidiam algumas ações na formação de professores e coordenadores pedagógicos, frente os desafios de uma Geografia engajada e atuante num mundo marcado por uma fluidez desigual e contraditória sob a égide da globalização.  

https://doi.org/10.36026/rpgeo.v2i2.1356
PDF

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

Downloads

Não há dados estatísticos.