GEOGRAFIA: MITO, LINGUAGEM E RELIGIÃO

Resumo

Este artigo apresenta como referência o diálogo acadêmico entre os termos: mito, linguagem e religião, que em conjunto transpõe da cultura do homem, mediante ao contexto de símbolos e signos que são constituídos nos diversos instantes da vida humana e contemplados no conjunto da religiosidade, neste caso específico de estudo, o da Umbanda. Assim, a abordagem acadêmica, busca contribuir para a Geografia, em especial, nos estudos voltados à Geografia da Religião. E através, do ponto filosófico norteador de Ernst Cassirer (1874-1945) e suas formas simbólicas: a da linguagem e a do pensamento mítico, o ensaio tem por objetivo apresentar um estudo entre a forma do campo religioso e dos símbolos interpretados por Pierre Bourdieu (1930-2002) e a interpretação do discurso por Paul Ricoeur (1913-2005), pois a religião ao ser atribuída como um texto é possível uma hermenêutica. Deste modo, o artigo apresenta-se dividido em duas etapas de reflexão: na primeira o diálogo com grande enfoque filosófico entre mito, linguagem e religião; e na segunda etapa uma interpretação geográfica da relação do sagrado com o espaço. Entremeado a tudo isso, foi possível exibir reflexões para o estudo geográfico vinculado as espacialidades do sagrado.          

https://doi.org/10.36026/rpgeo.v2i1.1175
PDF

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

Downloads

Não há dados estatísticos.