Reestruturações da Revista Presença Geográfica em 2019

Prezados leitores e autores,

 

A Revista Presença Geográfica, do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, tem passado por algumas reestruturações neste ano de 2019. Com os desafios impostos à produção da ciência no Brasil, sentimos a necessidade de estabelecer novas regras de aceite de artigos, de autorização de uso e de publicação de trabalhos que consideramos de extrema importância para nossa caminhada do fazer científico.

A RPGeo, a partir do ano de 2019, implementou o DOI -  Digital Object Identifier, inclusive para as edições anteriores (desde 2014), que é um identificador único de metadados, que facilitará o cadastro dos artigos divulgados em plataformas de indexação e de divulgação, assim como para a conferência nas Plataformas Lattes e Orcid.

Também estamos trabalhando para a indexação da Revista nas maiores e mais significativas bases de dados de indexação, permitindo ampla divulgação dos trabalhos publicados. Neste ano já fazemos parte do Periódicos.Capes, LatindexCrossref, Sumários.org, mas outros mais virão.

Outras três importantes decisões, que fazem parte das exigências para a melhoria da nossa Revista, são o antiplágio, a obrigatoriedade do Orcid e a adoção do fluxo contínuo de recebimento de artigos.

A utilização do sistema de antiplágios (Copy spider e iThenticate) nos permitirá ter um controle mais detalhado e também alertar aos nossos autores algum problema detectado de antemão. O Orcid – Open Researcher and Contributor ID, um identificador digital único, passará a ser solicitado a todos que submeterem trabalhos para avaliação; ele é gratuito e pode ser realizado pelo autor (https://orcid.org/), conferindo maior autenticidade e facilitando o reconhecimento do autor/publicação nas plataformas de indexação. Ademais, a plataforma da RPGeo será aberta para recepção de artigos em fluxo contínuo, ou seja, não haverá prazo de envio, apenas prazo de publicação das edições da revista.

Além disso, passaremos a utilizar o licenciamento das edições como Creative Commons, que permitirá aos nossos autores preservarem os seus direitos e ao mesmo tempo autorizem a cópia, distribuição e uso de seus trabalhos para fins não-comerciais.

Todas essas medidas foram tomadas pensando na melhor forma de fornecermos material científico de qualidade e excelência.

A equipe editorial agradece a todos pareceristas, autores, leitores do Brasil e exterior, pela contribuição, sem a qual não seria possível o desenvolvimento desse trabalho.

 

Josué da Costa Silva

Editor Geral da Revista Presença Geográfica

Departamento de Geografia Universidade Federal de Rondônia

Programa de Pós-Graduação em Geografia Universidade Federal de Rondônia