Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Presença Geográfica?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A Revista Presença Geográfica publica artigos científicos, experimentos, revisões de literatura, resenhas ou notas científicas originais, inéditas e de relevância, os quais podem ser na língua português, inglês, francês e espanhol que contribuam nas questões locais, regionais, nacionais e internacionais, em contextos que abranjam as temáticas de cunho geográfico.

     1.   Os artigos deverão ser submetidos por meio eletrônico, digitados em formato compatível com Word, em idioma português, inglês, francês ou espanhol em folha de 18,5 x 26,5 cm com margem superior, inferior, esquerda e direita de 2,00cm, fonte Times New Roman 12, com espaçamento simples, com número máximo de 20 (vinte) páginas, incluindo tabelas, gráficos, ilustrações, anexos e apêndices (quando houver).

    3.   Os artigos devem conter, obrigatoriamente, Título, Resumo (máximo 250 palavras) e Palavras chaves (de 3 a 5 palavras separadas por ponto e vírgula) na língua original e traduzido para o português e o inglês, se essas não forem a língua original,  além de Introdução, Considerações Finais ou Conclusão e Referências  bibliográficas. A subdivisão interna do texto é de critério dos autores. Notas e revisões também devem conter, obrigatoriamente, um resumo e abstract.

    4.   As citações das referências no texto, bem como as Referências Bibliográficas deverão ser apresentadas de acordo com as normas da ABNT.

     6.    As tabelas e quadros deverão ser numerados com algarismos arábicos e cabeçalho na parte superior.

     7.    Desenhos, gráficos, mapas e fotografias deverão ser denominados Figuras e estar em formato JPG, tendo o número de ordem em algarismos arábicos e o título na sua parte inferior. Não serão aceitas figuras de tabelas e quadros.

      8.    A critério dos editores, os trabalhos que não se enquadrarem na área de Geografia serão devolvidos ao(s) autor(es), sem passar pelo trâmite editorial.

     9.  Os conceitos e afirmações contidos nos artigos serão de inteira responsabilidade do(s) autor(es), mas o Conselho Editorial se resguarda o direito de sugerir alterações.

     10. O artigo será submetido à apreciação do Conselho Consultivo da Revista (revisão e aprovação por pares), que acatará ou não a publicação. Cada artigo será enviado para dois revisores de reconhecida competência na temática abordada. Em caso de desacordo, o original será enviado para uma terceira avaliação. O processo de avaliação por pares é um procedimento sigiloso quanto à identidade tanto dos autores quanto dos revisores, por isso os autores deverão empregar todos os meios possíveis para evitar a identificação de autoria do artigo submetido. A decisão final sobre a publicação ou não do manuscrito é sempre dos editores, aos quais é reservado o direito de efetuar os ajustes que julgarem necessários. Na detecção de problemas de redação, o manuscrito será devolvido aos autores para as alterações devidas. O trabalho reformulado deve retornar no prazo máximo determinado na comunicação entre editor e autor.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
 

Política de Privacidade

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.