Antroponímia e Ciência Política: uma possível relação entre os nomes de urna e o voto

Autores

  • Andreza Marcião dos Santos Universidade Federal de Minas Gerais
  • Shirlene Aparecida da Rocha Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.6.n.2.p.9-25

Palavras-chave:

Antroponímia, Nomes de urna, Voto.

Resumo

Este trabalho visa analisar de forma teórica a relação do nome de urna e o voto, tomando como base o Repositório de dados eleitorais para a coleta dos dados e sendo selecionados os estados de São Paulo; Rio de Janeiro e Minas Gerais, nas eleições 2014 e 2018. Como pressupostos teóricos foram adotados Amaral( 2011); Amaral; Machado (2015); Boas (2014) e Silveira (1996) para uma discussão mais aprofundada sobre o assunto. Neste sentido, a análise dos dados revelou que pode existir uma relação entre os nomes de urna e o voto, mas que precisam ser realizados mais estudos teóricos e de campo, além de procurar diferentes abordagens metodológicas e teóricas como a Psicologia Política, Ciência Política e Antroponímia, para que se comprove de forma científica tais relações. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreza Marcião dos Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestra em Ensino de Ciências e Humanidades pela Universidade Federal do Amazonas.

Shirlene Aparecida da Rocha, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais, IFNMG, Brasil.

Downloads

Publicado

11/02/2020

Edição

Seção

Artigos