O desenvolvimento da competência lexical por meio de expressões idiomáticas do amazonês

Autores

  • Andreza Marcião dos Santos Universidade Federal de Minas Gerais
  • Shirlene Aparecida da Rocha Universdiade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.6.n.1.p.81-97

Palavras-chave:

Competência lexical, Expressões Idiomáticas, Ensino

Resumo

Este artigo visa contribuir para as discussões acerca do desenvolvimento da competência lexical do aluno por meio de expressões idiomáticas, as quais foram retiradas do livro de Sérgio Freire intitulado Amazonês: expressões e termos usados no Amazonas, publicado em 2011. Como aporte teórico tem-se Ferraz; Silva Filho (2016); Xatara (1998; 1995), que discutem as questões referentes a competência lexical; Matias; Pereira (2011), auxilia no processo de compreensão das expressões idiomáticas no contexto escolar; e a BNCC (2017), para verificar como o ensino do léxico pode contribuir para a formação do aluno. Dessa forma, foi possível perceber que as expressões idiomáticas devem ser ensinadas sempre utilizando um contexto de uso, pois através da contextualização os alunos poderão saber quando usar, como usar e por quê usar determinadas expressões idiomáticas tanto em contextos orais quanto escritos, contribuindo assim, para o desenvolvimento da sua competência lexical.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreza Marcião dos Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestra em Ensino de Ciências e Humanidades pela Universidade Federal do Amazonas.

Shirlene Aparecida da Rocha, Universdiade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora EBTT do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, Campus Araçuaí.

Downloads

Publicado

28/08/2019

Edição

Seção

Artigos