Reescrita como atividade de reflexão com a língua nos anos iniciais

Autores

  • Fernanda Sacomori Candido Pedro Universidade Estadual do Oeste do Paraná- UNIOESTE
  • Terezinha Conceição Costa-Hübes
  • Rosângela Margarete Scopel da Silva

DOI:

https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.6.n.1.p.98-113

Palavras-chave:

letras, linguística

Resumo

RESUMO: O presente trabalho desenvolvido no mestrado profissional em Letras – PROFLETRAS tem por objetivo refletir sobre a importância da produção textual e a reescrita, como ponto de partida para o trabalho com a análise linguística, no intuito de desenvolver a capacidade discursiva do aluno. Pretendemos, assim, analisar uma produção textual do gênero conto de alunos do 4º ano do ensino fundamental, de uma escola pública no município de Cascavel, utilizando de uma tabela diagnóstica para identificação dos aspectos dominados e não dominados na produção escrita, a qual é resultado de estudos de um grupo de professores dos anos iniciais. A partir desta análise, ambicionamos indicar uma proposta de reescrita textual, para que o aluno compreenda que o ato de produzir um texto é um processo. Para isso nos apoiamos nos estudos de Geraldi (1997,2006), Bakhtin (2011), Menegassi (2010, 2013) e Costa-Hübes (2012). Os dados coletados neste estudo demonstram a importância do trabalho com a reescrita, como forma de auxiliar o aluno a compreender que, a todo o momento, ele será solicitado a produzir textos, revisar e reescrever, a fim de adequar sua linguagem à situação de interlocução na qual esteja inserido.

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Biografia do Autor

Fernanda Sacomori Candido Pedro, Universidade Estadual do Oeste do Paraná- UNIOESTE

Professora da Rede Pública Municipal e Estadual de Ensino de Cascavel Paraná; Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS - Unioeste ; Bolsista da Capes.

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Publicado

28/08/2019

Edição

Seção

Artigos