Libras no Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina

Autores

  • Natália Schleder Rigo Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.5.n.2.p.169-187

Palavras-chave:

Libras, Componente Curricular, Currículo, Licenciatura, Teatro.

Resumo

Resumo: Este artigo possui como tema central a Língua Brasileira de Sinais (Libras) enquanto componente curricular na formação de professores de Teatro. Objetivou-se realizar uma análise comentada da disciplina de Libras do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e a partir dessa análise, propor alterações no que tange aspectos curriculares e pedagógicos, considerando a reforma curricular vigente dos cursos de licenciatura exigida pelo Conselho Nacional de Educação do Ministério da Educação (MEC). Trata-se de uma pesquisa documental de análise descritiva e abordagem qualitativa. Além dos pontos de alteração propostos para a disciplina obrigatória de Libras, os resultados dessa investigação contemplaram a criação da disciplina optativa: "Artes e Libras" como componente curricular inédito voltado especificamente à área do conhecimento do curso.

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Biografia do Autor

Natália Schleder Rigo, Universidade Federal de Rondônia

Mestre e Doutoranda em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Professora-pesquisadora da Universidade do Estado de Santa Catarina.

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Publicado

06/02/2019

Edição

Seção

Artigos