Práticas e discursos aplicados pelo regime nazista sobre surdos na Segunda Guerra Mundial

Autores

  • Danilo da Silva
  • Germano Weniger Spelling

DOI:

https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.5.n.2.p.157-168

Palavras-chave:

Surdo, Regime Nazista, História.

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar as práticas e discursos aplicados pelo regime nazista sobre pessoas surdas durante a Segunda Guerra Mundial, no período de 1939 a 1945. A abordagem metodológica adotada teve caráter qualitativo e foi realizada através de revisão da literatura bibliográfica, considerando, principalmente, os autores americanos Biesold (1999) e Ryan & Schuchman (2002). Os estudos relatam que durante o período do nazismo, milhares de pessoas surdas foram submetidas a Eugenia, Eutanásia e esterilização, causadas pela política de higiene ou limpeza raciais, na expectativa de que não comprometessem as futuras gerações arianas. Examinando reportagens e materiais de escolas da época, descobriu-se que os professores e diretores destas instituições foram os principais colaboradores para encontrar e identificar os candidatos ao extermínio, pois era considerado desperdício educar aqueles tidos como "inferiores". Cerca de 2.000 crianças surdas morreram por injeção letal ou de fome durante o Holocausto. Os nascidos surdos eram separados de seus pais e levados para salas especiais onde eram mortos por gás venenoso. Abortos forçados também foram feitos em mulheres suspeitas de poderem estar gerando crianças surdas. E os casamentos entre surdos não eram permitidos. Com base nestas informações, os resultados estudados permitem um conhecimento histórico do passado do sujeito surdo durante a Segunda Guerra Mundial, mas que necessitará ser ampliado.

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Biografia do Autor

Danilo da Silva

Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Professor Professor do curso de Letras Libras, do setor de Ciências Humanas, da Universidade Federal do Paraná.

Germano Weniger Spelling

Graduado em Ciências Biológicas. Acadêmico de curso de Letras Libras da Universidade Federal do Paraná.

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Publicado

06/02/2019

Edição

Seção

Artigos