Aspectos culturais da comunidade surda: uma investigação acerca do desenvolvimento cognitivo em crianças a partir da análise de filmes

Autores

  • Elizete Pinto Cruz Sbrissia Pitarch Forcad
  • Fábio Oliveira Giacomini
  • Luan Santos

DOI:

https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.5.n.2.p.121-135

Palavras-chave:

Cultura Surda, Convívio Social, Desenvolvimento Cognitivo e Linguístico

Resumo

Resumo: O referido estudo foi desenvolvido no curso de Geografia da UNESPAR/Paranavaí, e é uma aplicação prática/reflexiva dos conteúdos trabalhados na disciplina de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS que teve seu reconhecimento na Lei 10.436/2002 e regulamentação no Decreto 5.626/05, o qual dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino da Librasnos cursos de Licenciatura. O trabalho apresenta uma investigação acerca do desenvolvimento cognitivo em crianças surdas. É nesse viés que se faz importante trazer para o campo das discussões a análise de dois filmes intitulados de “O seu nome é Jonas” e “Black”, que nos permite constatar que os aspectos culturais e o convívio social influenciam diretamente no desenvolvimento do psiquismo da criança surda e este está diretamente ligado ao seu desempenho linguístico. A falta de acesso a diferentes acervos culturais pode restringir o desenvolvimento cognitivo do surdo, em contrapartida, o acesso aos diversos aspectos culturais poderá impulsionar positivamente em seu desenvolvimento, assegurar sua sobrevivência e afirmar suas identidades. Assim, concluiu-se que a análise de filmes é um importante instrumento de estudo, pois permitiu-nos ir além de ver retratados casos de crianças surdas que têm suas histórias duramente marcadas pela privação da sua identidade, da sua língua e do convívio social, fez-nos refletir sobre nosso real papel enquanto professores, e de como os sistemas educacionais, as famílias, e a sociedade em geral precisa galgar passos para que esses sujeitos não continuem a serem massacrados por uma cultura majoritariamente dominante ouvinte, mas que a inclusão de fato cumpra o seu objetivo, o de garantir que a igualdade, mesmo em meio a diversidade, seja a base para interação e desenvolvimento humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizete Pinto Cruz Sbrissia Pitarch Forcad

Mestre em Ensino. Especialista em Educação Especial Área da Surdez – Libras e Psicopedagogia Institucional e Clínica. Graduada em Pedagogia e Letras/Libras. Professora de Língua Brasileira de Sinais na Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR/Paranavaí. Tradutora/Intérprete de Libras no Instituto Federal do Paraná, campus Paranavaí.

Fábio Oliveira Giacomini

Acadêmico do Curso de Geografia da UNESPAR/Paranavaí.

Luan Santos

Acadêmico do Curso de Geografia da UNESPAR/Paranavaí.

Downloads

Publicado

06/02/2019

Edição

Seção

Artigos