HQ bilíngue multidisciplinar como uma proposta de sequência didática

Autores

  • Luiz Gustavo Paulino de Almeida
  • Kelly Priscilla Lóddo Cezar

DOI:

https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.5.n.2.p.83-99

Palavras-chave:

Língua Brasileira de Sinais, HQ, SDB, bilinguismo, gêneros textuais.

Resumo

Resumo: O uso de gêneros textuais no espaço escolar se constitui uma excelente ferramenta para o ensino. Nos últimos anos observamos que a geração jovem dedica-se em passatempos como games, animês e mangás. Pensando nesse novo cenário social, o presente trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de sequência didática bilíngue (SDB) de caráter multidisciplinar utilizando a criação de uma história em quadrinhos bilíngue de estilo mangá para aprendizes surdos. Optou-se por utilizar o modelo de proposta de SDB na perspectiva bilíngue para surdos posta por Cezar (2018) que tem como aporte teórico os gêneros textuais (MARCUSCHI, 2005); sequência didática (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004); bilinguismo (FERNANDES, 2005). O instrumento de pesquisa para criação da SDB foi a HQ bilíngue para surdos (CEZAR; ALMEIDA, 2018), organizada da seguinte forma: 1) Quebra da barreira linguística: a) levantamento de conceitos, b) levantamento de sinais, c) criação de sinalário e de glossário; 2) Sinalização (Libras como L1): apresentação do gênero HQ; 3) Apresentação do tema histórico (aspectos históricos, sociais, culturais e linguísticos) e proposta de uma HQ; 4) Produção inicial: exploração do gênero e da história; 5) Sequência histórica: danos linguísticos; análise dos desenhos; 6) Linguagem dos quadrinhos: aspectos linguísticos e visuais das línguas sinalizadas e 7) Produção final: trabalho com a escrita; criação de uma HQ e divulgação do material criado. Assim, consideramos que a SDB criada destaca os elementos visuais que confluem com os aspectos linguísticos das línguas de sinais podendo se transformar em um recurso disponível para o ensino multidisciplinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Gustavo Paulino de Almeida

Formando do curso de licenciatura em Letras - Libras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Membro participante do projeto institucional “Gêneros textuais e o ensino para surdos”. Aluno de Iniciação Científica – PIBIC, UFPR (2018).

Kelly Priscilla Lóddo Cezar

Pós-doutora pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Doutora pelo Programa
de Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
Professora Adjunta da Universidade Federal do Paraná (UFPR), campus de Curitiba.

Downloads

Publicado

06/02/2019

Edição

Seção

Artigos