Em Bandeira, um “belo gesto” inaugura uma nova “forma de vida”?

Autores

  • Tieko Yamaguchi Miyazaki UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
  • Ricardo Marques Macedo Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários – Universidade do Estado de Mato Grosso - Tangará da Serra, MT.

DOI:

https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.5.n.1.p.91-108

Palavras-chave:

Lírica brasileira. Manuel Bandeira. “Belo gesto”. “Forma de vida”.

Resumo

 Resumo: O presente trabalho se propõe a analisar alguns poemas de Manuel Bandeira, muito conhecidos, em uma releitura baseada em conceitos tratados no último seminário de Greimas, de Semântica Geral na École des Hautes Études en Sciences Sociales- E.H.E.S.S (1991-1992). Sobre a base das notas desse seminário – Greimas morre logo em seguida em fevereiro de 1992 – Jacques Fontanille redige o ensaio Le beau geste, que foi publicado na revista Recherches sémiotiques. Semiotic inquir. A hipótese em que se apoia o trabalho é a de que, ao relacionar textos – poemas, crônicas, fragmentos narrativos, etc. – a leitura pode estabelecer uma certa ordem, origem de sentido. Neste caso, são os conceitos semióticos acima que possibilitam entender a sequência escolhida como uma narrativa.

Palavras-chave: Lírica brasileira; Manuel Bandeira; “Belo gesto”; “Forma de vida”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tieko Yamaguchi Miyazaki, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

Professora de Literatura, livre-docente, aposentada pela UNESP de São José do Rio Preto, SP. Atualmente é professora  e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (PPGEL), da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Possui livros, ensaios sobre literatura brasileira – G.Rosa, Lins do Rego, João Ubaldo Ribeiro, Drummond, Cabral, Bandeira, Barros – e literatura em língua espanhola.

Downloads

Publicado

11/12/2018

Edição

Seção

Artigos