A proposta de redação do ENEM: reflexões sobre o papel da escola no ensino de gêneros e multiletramentos

Marta Aparecida Broietti Henrique, Cristiane de Souza Fleury Curado

Resumo


 Este trabalho objetiva discutir a constituição da proposta de redação do ENEM, visando reconhecer-lhe os aspectos subjacentes, solicitados do candidato no desenvolvimento do seu texto. Aborda-se, a partir das mudanças sofridas por esta proposta, desde a criação do exame, a questão da interdisciplinaridade dos temas escolhidos e multimodalidades presentes nos textos motivadores. Nesse ínterim, cabe entender o funcionamento da proposta de redação e as ações necessárias para que o estudante consiga lograr êxito em sua produção. O trabalho, ao tratar do ensino de língua portuguesa, ancora-se nas perspectivas do Interacionismo sociodiscurvivo, do Grupo de Genebra, e, ainda, no New London Group, para tratar de multiletramentos.

 


Palavras-chave


Proposta de redação do ENEM; Multimodalidades; Gêneros textuais; Ensino de língua portuguesa.

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RE-UNIR - Revista do Centro de Estudos da Linguagem da Fundação Universidade Federal de Rondônia- ISSN 2594-4916

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