A proposta de redação do ENEM: reflexões sobre o papel da escola no ensino de gêneros e multiletramentos

Autores

  • Marta Aparecida Broietti Henrique UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (IBILCE-SÃO JOSÉ DO RIO PRETO)
  • Cristiane de Souza Fleury Curado

DOI:

https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.5.n.1.p.238-256

Palavras-chave:

Proposta de redação do ENEM, Multimodalidades, Gêneros textuais, Ensino de língua portuguesa.

Resumo

 Este trabalho objetiva discutir a constituição da proposta de redação do ENEM, visando reconhecer-lhe os aspectos subjacentes, solicitados do candidato no desenvolvimento do seu texto. Aborda-se, a partir das mudanças sofridas por esta proposta, desde a criação do exame, a questão da interdisciplinaridade dos temas escolhidos e multimodalidades presentes nos textos motivadores. Nesse ínterim, cabe entender o funcionamento da proposta de redação e as ações necessárias para que o estudante consiga lograr êxito em sua produção. O trabalho, ao tratar do ensino de língua portuguesa, ancora-se nas perspectivas do Interacionismo sociodiscurvivo, do Grupo de Genebra, e, ainda, no New London Group, para tratar de multiletramentos.

 

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Biografia do Autor

Marta Aparecida Broietti Henrique, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (IBILCE-SÃO JOSÉ DO RIO PRETO)

Doutoranda em Estudos Linguísticos pela UNESP (IBILCE- SÃO JOSÉ DO RIO PRETO. Formada em Letras pela UEL, com mestrado na área de estudos linguísticos.

Professora da Faculdade de Presidente Prudente.

Cristiane de Souza Fleury Curado

Mestre em estudos linguísticos pela UNESP (Assis), formada em Letras pela mesma instituição, atuou como professora do ensino fundamental II, médio e superior. Atualmente é professora autonôma de língua portuguesa.

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Publicado

11/12/2018

Edição

Seção

Artigos