Expectativas dos acadêmicos e os desafios dos professores de Libras no ensino superior

Autores

  • Evelline Cristhine Fontana Universidade Estadual do Centro Oeste, UNICENTRO
  • Eliziane Manosso Streichen Universidade Estadual do Centro Oeste, UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.5.n.2.p.100-120

Palavras-chave:

Formação de professores, inclusão, surdo

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as expectativas dos acadêmicos de Educação Física em relação à disciplina de Libras contracenando com a realidade revelada por professores que ministram essa disciplina no Ensino Superior. Trata-se de um estudo com caráter bibliográfico e qualitativo. Os dados foram coletados por meio de um questionário aplicado para dois grupos: um composto por 86 acadêmicos(as) de Educação Física; outro formado por sete professores (surdos e ouvintes) ministrantes da Libras. Por um lado, a pesquisa traduz as intenções de aprendizagem dos universitários ao apontarem a importância da Libras para trabalhar na educação inclusiva; por outro, demonstra os desafios enfrentados pelos professores, os quais precisam ensinar, além da língua de sinais e sua gramática, outros conteúdos, com uma carga horária insignificante, destinada à Libras nos cursos de formação de professores. As reflexões foram realizadas com respaldo em Almeida e Vitaliano (2012), Cruz e Glat (2014), Mercado (2012), Guarinello et. al.(2013), entre outros.

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Biografia do Autor

Evelline Cristhine Fontana, Universidade Estadual do Centro Oeste, UNICENTRO

Licenciada e Bacharel em Educação Física;

Metre em Educação;

Doutoranda em Educação;

Professora do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual do Centro Oeste, UNICENTRO;

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Publicado

06/02/2019

Edição

Seção

Artigos