O desenvolvimento da habilidade argumentativa via leitura e análise textual: resultados de uma proposta interventiva

Autores

  • Elizete de Souza Macêdo Queiroz Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Maria de Lourdes Guimarães de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.5.n.1.p.176-196

Resumo

Resumo: Neste artigo apresentamos os resultados de uma proposta de intervenção aplicada em uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental II, cujo objetivo foi propiciar o desenvolvimento da habilidade de usar recursos de modalização e argumentatividade na produção escrita via leitura e análise textual abordadas de forma interativa. Ancorada nas teorias de Bakhtin (2011), Ducrot (1987), Koch (2011), Solé (1998), Koch e Elias (2015, 2016), a proposta contempla atividades que exploram os elementos dos gêneros textuais, de modo a propiciar sua compreensão por meio da análise do efeito de sentido dos elementos linguísticos, principalmente os recursos de modalização e argumentatividade e atividades de produção e revisão textuais. Os resultados comprovam a eficácia da leitura e análise textuais na aquisição da habilidade argumentativa na escrita, uma vez que no final da intervenção os alunos produziram textos que revelaram seu posicionamento por meio do uso dos recursos de modalização e argumentatividade.

Palavras-chave: Modalização e argumentatividade; Leitura e escrita; Interacionismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizete de Souza Macêdo Queiroz, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Professora da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais. Mestranda do Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Letras pela Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes.

Downloads

Publicado

11/12/2018

Edição

Seção

Artigos