O desenvolvimento da habilidade argumentativa via leitura e análise textual: resultados de uma proposta interventiva
DOI:
https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.5.n.1.p.176-196Resumo
Resumo: Neste artigo apresentamos os resultados de uma proposta de intervenção aplicada em uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental II, cujo objetivo foi propiciar o desenvolvimento da habilidade de usar recursos de modalização e argumentatividade na produção escrita via leitura e análise textual abordadas de forma interativa. Ancorada nas teorias de Bakhtin (2011), Ducrot (1987), Koch (2011), Solé (1998), Koch e Elias (2015, 2016), a proposta contempla atividades que exploram os elementos dos gêneros textuais, de modo a propiciar sua compreensão por meio da análise do efeito de sentido dos elementos linguísticos, principalmente os recursos de modalização e argumentatividade e atividades de produção e revisão textuais. Os resultados comprovam a eficácia da leitura e análise textuais na aquisição da habilidade argumentativa na escrita, uma vez que no final da intervenção os alunos produziram textos que revelaram seu posicionamento por meio do uso dos recursos de modalização e argumentatividade.
Palavras-chave: Modalização e argumentatividade; Leitura e escrita; Interacionismo.
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