Um olhar sobre ensino-aprendizagem de língua inglesa para surdos

Autores

  • Yohanna Hemilly Katleen Kühl UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - campus Pato Branco
  • Didiê Ana Ceni Denardi UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - campus Pato Branco

DOI:

https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.5.n.2.p.136-156

Palavras-chave:

Inclusão, Aluno surdo, Ensino-aprendizagem, Língua Inglesa.

Resumo

Este artigo intenta apresentar uma pesquisa qualitativa-etnográfica (CLARETO, 2003; MOREIRA, 2008) cujo principal objetivo foi o de observar e discutir o processo de ensino-aprendizagem de inglês de um aluno surdo incluso no terceiro ano do ensino médio de um colégio estadual em uma cidade do sudoeste do Paraná, em 2015.  Principalmente, o estudo baseou-se nos aspectos educacionais, sociais e pedagógicos referentes à educação inclusiva discutidos por Quadros(2008), Witkoski (2012) e Streiechen (2013). Foram também observados os fundamentos da Lei Federal Nº 7.853 , que trata da integração da pessoa portadora de deficiência na educação básica. Os dados foram gerados por meio de observações de seis aulas de inglês e aplicação de um teste de compreensão textual a um aluno surdo e a uma aluna ouvinte. Os resultados da análise apontaram vários fatores que comprometem o ensino-aprendizagem da língua inglesa para surdos, tais como: a) despreparo do professor de Inglês para lidar com realidades diferentes do idealizado para o ouvinte; e b) mal uso de material didático no ensino de alunos surdos e ouvintes. Acredita-se que o olhar relatado, somado a outras pesquisas desta área, poderá contribuir para que o processo de ensino-aprendizagem de inglês para alunos surdos seja aprimorado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yohanna Hemilly Katleen Kühl, UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - campus Pato Branco

em experiência na área de Artes, com ênfase em Dança Graduada em Licenciatura Letras Português-Inglês. Trabalho de Conclusão de Curso na área de Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa para alunos surdos. Durante a graduação teve participação em Projetos de Pesquisas (PIBIC) "O gênero estágio supervisionado e o Ethos do aprendiz" com publicação para evento - SICITE 2014/1. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Letras - UTFPR câmpus Pato Branco. Pesquisa as questões do ensino de língua inglesa para alunos surdos dentro das escolas estaduais de Pato Branco - PR.

Didiê Ana Ceni Denardi, UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - campus Pato Branco

Professora titular da área de Letras-Inglês, atuando no Curso de Licenciatura em Letras Português-Inglês e no Programa de Pós-Graduação em Letras Inglês da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Pato Branco. É Pós-doutora em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Inglês da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui mestrado e doutorado em Letras/Inglês e Literatura Correspondente também pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduou-se em Letras Português Inglês e Respectivas Literaturas pela Faculdade de Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Guarapuava/PR e interessa-se pelos seguintes temas: formação de professores de línguas, práticas pedagógicas, processo de ensino-aprendizagem de línguas materna e estrangeiras modernas, ensino de leitura e de escrita em perspectivas sociointeracionistas, identidade do professor de línguas e de Inglês como língua adicional. Foi coordenadora de área de Inglês PIBID - UTFPR Câmpus Pato Branco de 2012 a 2015 (Editais 2011 e 2013).

Downloads

Publicado

06/02/2019

Edição

Seção

Artigos