A heterogeneidade na constituição dos dizeres dos professores de língua inglesa

Autores

  • Marcia Iolanda de Souza de Oliveira
  • Élcio Aloisio Fragoso

DOI:

https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.4.n.1.p.15-30

Resumo

Este artigo recorta o estudo em Oliveira (2016), abordando e aprofundando as reflexões acerca das formas de heterogeneidade constitutiva do discurso e representada no discurso. Para tanto, analisamos os dizeres de professores de língua inglesa, considerando o modo como interpretam o universo que os cerca. Desse universo buscamos as discursividades que representam os olhares desses sujeitos sobre eles mesmos e sobre a língua que ensinam. No desenvolvimento desta temática buscamos apoio nos trabalhos de Authier-Revuz (1990; 1998), Pêcheux (1995), Morello (1995) e Serrani (1991), em suas abordagens discursivas acerca da relação interdependente das formas de heterogeneidade com a exterioridade. A partir deste corpus observamos que é estruturante para o professor de língua inglesa sua inscrição no imaginário e, em seu engendramento pela exterioridade, a ilusão de centramento é o que restitui a heterogeneidade desse sujeito e de seu discurso. Palavras-chave: Heterogeneidade; Exterioridade; Discurso; Sujeito.

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Publicado

02/11/2017

Edição

Seção

Artigos