Tatuagem da bandeira Farroupilha: a mobilização da memória na produção de sentidos

Autores

  • Naiara Souza da Silva Universidade Católica de Pelotas
  • Stella Aparecida Leite Lima Universidade Católica de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.4.n.1.p.106-122

Resumo

Partindo do entendimento sobre as tatuagens enquanto textos portadores de discursividade, nosso objetivo é produzir uma leitura da tatuagem da bandeira Farroupilha materializada no corpo de determinado sujeito, no contexto da Semana Farroupilha, a partir de sentidos que ela nos possibilita. Ancoradas na Análise de Discurso (AD) de filiação pecheuxtiana, podemos observar como o corpo do sujeito tatuado funciona como um lugar de memória, na medida em que é nele que se materializam discursos, e as implicações decorrentes da consolidação de um imaginário farroupilha, que, pela repetição de sentidos advindos de uma região de saber, alimenta o que é memorável para um grupo social, sejam os habitantes do estado do Rio Grande do Sul. Nesse caminho, compreendendo que os sentidos não estão unicamente no desenho/imagem que a tatuagem representa, mas se constituem em consonância ao imaginário, ao inconsciente, às condições de produção e à memória que o sujeito mobiliza quando se tatua, dispomos a questão norteadora do estudo: como a tatuagem da bandeira Farroupilha contribui para o resgate de sentidos advindos de outra época histórica? Assim, procurando compreender o funcionamento da discursividade presente na tatuagem em questão, buscamos amparo na noção de memória discursiva enquanto categoria de análise.

Palavras-chave: Tatuagem; Sentidos; Memória discursiva; Lugar de memória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Naiara Souza da Silva, Universidade Católica de Pelotas

Atualmente, é doutoranda no curso de Linguística Aplicada do Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Católica de Pelotas (PPGL/UCPEL), sendo bolsista da Fundação CAPES pelo mérito de 4º lugar, com nota 9.0, na seleção do Curso. E também, é membro do Laboratório de Estudos em Análise de Discurso (LEAD/UCPEL). Faz Pós-Graduação LATO SENSU em Docência no Ensino Superior, na Faculdade de Educação São Luís. Possui graduação em Letras pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) (2013) e mestrado em Linguística Aplicada pela mesma instituição de ensino (2014). Atuou como pesquisadora de Iniciação Científica pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNpq) e pelo Programa de Iniciação Científica (PIC/UCPEL), no subprograma Bolsa de Iniciação Científica (BIC/UCPEL), neste período recebeu o Prêmio de "Jovem Pesquisador/PIBIC-CNpq" no 21º Congresso de Iniciação Científica, com o trabalho intitulado "Retratos digitais: o discurso de auto-agressão". No ano de 2013, recebeu o prêmio Dom Antônio Zattera pelo mérito de 1º aluna da classe e média acima de 9.0, no Curso de Licenciatura em Letras com habilitação Português/Inglês da Universidade Católica de Pelotas (UCPEL). Trabalha na linha de pesquisa: Discurso e Relações Sociais, mais precisamente, na área de Análise de Discurso (AD) de tradição pêcheuxtiana, desenvolvendo trabalhos principalmente nos seguintes temas: discurso, corpo, tatuagem como texto portador de discursividade, efeitos de sentido, leitura/gesto de interpretação, funcionamentos de identificação e de resistência. O presente estudo intitula-se "Tatuagens: identificação e/ou resistência", sob a orientação da Profa. Dra. Ercília Ana Cazarin.

Stella Aparecida Leite Lima, Universidade Católica de Pelotas

Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Católica de Pelotas (2012). Atualmente cursa especialização em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Pelotas, e mestrado na Universidade Católica de Pelotas. É bolsista CAPES no programa de Pós Graduação em Letras e está estagiando na Disciplina de Inglês I no curso de Graduação em Letras (UCPel) e Nivelamento de Língua Portuguesa na Rede de Desenvolvimento das Habilidades Acadêmicas, o REDHAC. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Análise de Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: separatismo, gaúcho.

Downloads

Publicado

02/11/2017

Edição

Seção

Artigos