Histórias literárias da literatura: uma pedagogia bárbara?

Autores

  • David Lopes da Silva Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Campus Arapiraca

DOI:

https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.5.n.1.p.157-175

Resumo

Propondo uma nomenclatura própria para o subgênero de textos que utiliza autores e obras da literatura universal como personagens de uma trama ficcional (ESTEVES, 2010), é feita uma comparação entre alguns romances da coleção “Literatura ou Morte”, da editora Companhia das Letras, e o livro-filme Invenção do Brasil, de Guel Arraes e Jorge Furtado, objetivando analisar se obras produzidas a partir desse princípio poderiam vir a ser aproveitadas com propósitos didáticos no ensino de literatura. Toma-se o conceito de “metaficção historiográfica” (HUTCHEON, 1991) como medida, a fim de discriminar as diferenças entre as duas empresas, concluindo pelo cuidado com a utilização de tais livros, embora seu uso possa ser recomendado em alguns casos.

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Biografia do Autor

David Lopes da Silva, Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Campus Arapiraca

Bacharel em Filosofia pela UNICAMP. Mestre e Doutor em Literatura Brasileira pela UFSC. Professor-adjunto da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Campus Arapiraca, desde 2009.

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Publicado

11/12/2018

Edição

Seção

Artigos