Histórias literárias da literatura: uma pedagogia bárbara?
DOI:
https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.5.n.1.p.157-175Resumo
Propondo uma nomenclatura própria para o subgênero de textos que utiliza autores e obras da literatura universal como personagens de uma trama ficcional (ESTEVES, 2010), é feita uma comparação entre alguns romances da coleção “Literatura ou Morte”, da editora Companhia das Letras, e o livro-filme Invenção do Brasil, de Guel Arraes e Jorge Furtado, objetivando analisar se obras produzidas a partir desse princípio poderiam vir a ser aproveitadas com propósitos didáticos no ensino de literatura. Toma-se o conceito de “metaficção historiográfica” (HUTCHEON, 1991) como medida, a fim de discriminar as diferenças entre as duas empresas, concluindo pelo cuidado com a utilização de tais livros, embora seu uso possa ser recomendado em alguns casos.Downloads
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Publicado
11/12/2018
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Artigos
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