O emprego de “de repente” como modalizador quase-asseverativo em uma reunião pedagógica

Autores

  • Simone Uehara da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Iago Broxado
  • Maria Cristina Damianovic

DOI:

https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.4.n.1.p.68-86

Resumo

Buscando ir além das compreensões da expressão “de repente” como oferecidas pela gramática normativa da língua portuguesa (BECHARA, 1999; CASTILHO, 2010; CUNHA & CINTRA, 2001; HOUAISS, 2001), esta pesquisa possui o objetivo de estudar se as manifestações da expressão em questão se configuram como modalizadores quase-asseverativos (CASTILHO, 2010) quando usadas por um coordenador pedagógico (LIGUE, 2016) de um curso de línguas para internacionalização de uma universidade federal brasileira. Foram analisados trechos de uma reunião pedagógica, com foco na construção do discurso internamente persuasivo (BAKHTIN, 1981; BROXADO, 2016), assim como nas propriedades que estabelecem o discurso dos participantes como diálogo-dialógico e que permitem a expansão de conhecimentos (LIBERALI, 2013). Constatamos que em todos os trechos analisados, a expressão “de repente” se configura como um indicador de dúvida, estabelecendo-se como um modalizador quase-asseverativo, contribuindo, dessa forma, para que o discurso do coordenador pedagógico obtivesse um caráter de discurso internamente persuasivo.

Palavras-chave: Discurso internamente persuasivo; Modalizadores; Coordenador pedagógico; Reunião pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Uehara da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Programa de Pós Graduação em Letras

Iago Broxado

Coordenador do Grupo de Estudos LICC - Língua Inglesa em Contextos Criativos, que realiza pesquisas com foco na formação de professores de língua inglesa e no desenvolvimento de material didático multiletrado, multicultural e multimidiático com base na pedagogia da argumentação. Doutorando, como aluno especial, do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE.

Maria Cristina Damianovic

Pós-doutoranda no LAEL, na PUC-SP, sob orientação da Profa. Dra. Fernanda Liberali. Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE. Coordena o Grupo de Pesquisa LIGUE: Linguagem, Línguas, Escola e Ensino.

Downloads

Publicado

02/11/2017

Edição

Seção

Artigos