O sonho como figuração fantástica em Theóphile Gautier

Autores

  • Amanda Assenza Fratucci Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho" - UNESP - Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara

DOI:

https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.4.n.2.p.81-98

Resumo

O conto fantástico é uma das produções mais características da narrativa no século XIX. Na França, a literatura fantástica está ligada ao período do Romantismo, em que o gosto pelo sobrenatural, pelo mistério e a procura pelo absoluto deram abertura à grande produção de contos fantásticos influenciados por E.T.A. Hoffmann, influência essa que pode ser verificada em Théophile Gautier. Os textos fantásticos de Gautier são muito representativos e mostram a evasão romântica na utilização do sonho, que duplica a vida. Esse discurso onírico é um instrumento do qual Gautier faz uso a fim de expressar a intenção de busca de um mundo ideal procurada pelos românticos em uma vertente ligada à evasão. Mas o sonho aparece também como ponto narrativo a destacar duas possibilidades da narrativa fantástica: de um lado, pode-se dizer que o narrador estava apenas sonhando e nada daquilo aconteceu (o que seria uma explicação racional para o fato), de outro, pode-se afirmar que tudo aquilo realmente aconteceu, trata-se, portanto de um fato sobrenatural. O objetivo deste trabalho é, portanto, analisar como a presença do sonho contribui para a atmosfera fantástica em contos de Théophile Gautier. 

Palavras-chave: Romantismo francês, Narrativa fantástica, Théophile Gautier.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Assenza Fratucci, Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho" - UNESP - Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara

Doutoranda em Estudos Literários na Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara - UNESP.

Downloads

Publicado

28/11/2017

Edição

Seção

Artigos