Audiências públicas sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável: uma análise de gênero segundo a perspectiva sistêmico-funcional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.4.n.1.p.87-105

Resumo

Com base na análise de gêneros da perspectiva sistêmico-funcional (ROSE; MARTIN, 2012), o enfoque deste estudo recai sobre o gênero socialmente conhecido como Audiência Pública. O objetivo deste trabalho é determinar, por meio de investigação e análise, como as Audiências Públicas, neste caso, sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, se organizam textualmente. O corpus é constituído de 06 Audiências correspondentes aos anos de 2012 e 2013. Os procedimentos metodológicos compreendem análise contextual e textual, de forma quantitativa e qualitativa. Os resultados indicam que a Audiência Pública pode ser considerada um macrogênero, já que tem em sua constituição gêneros que formam uma sequência para cumprir um propósito social.

Palavras-chave: Audiência Pública; Gênero; Sistêmico-Funcional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Canterle Bochett, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Estudos Linguísticos na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), é Bolsista da Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). É Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), foi Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), é Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa pela URI - Campus Santiago, possui graduação em LETRAS - PORTUGUÊS INGLÊS E RESPECTIVAS LITERATURAS pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2011). Foi bolsista de Pesquisa na URI - Campus de Santiago de 08/2009 a 09/2011, desempenhando diversos trabalhos voluntários e monitorias.

Sara Regina Scotta Cabral, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Letras (UFSM). Professora do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Downloads

Publicado

02/11/2017

Edição

Seção

Artigos