O fenômeno do hibridismo na emergência dos gêneros discursivos: o diálogo entre a canção e o anúncio publicitário/propagandístico na constituição dos jingles

Autores

  • Diego Candido Abreu PUC-Rio Mestrando em Estudos da Linguagem

DOI:

https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.4.n.1.p.48-67

Resumo

O objetivo desse trabalho é analisar a forma como os gêneros canção e anúncio publicitário/propagandístico se inter-relacionam na constituição dos jingles, tendo como horizonte teórico a ação social que esse gênero executa. Assim, entende-se o jingle como um gênero que emerge de um processo de hibridismo, instituindo-se no encontro dos dois gêneros supracitados. Para dar conta do objetivo assinalado, alinho-me à perspectiva da Nova Retórica, reafirmando o caráter social dos gêneros discursivos como “um meio retórico para mediar interesses particulares” (MILLER, 1984). O arcabouço teórico dessa pesquisa fundamenta-se nas reflexões sobre intergenericidade preconizadas por Marcuschi (2002) e no posicionamento teórico supracitado de Miller (1984). Além da discussão teórica, me debruço analiticamente sobre o jingle eleitoral Vote no Rei, iluminando os pontos de tangenciamento entre a canção e o anúncio publicitário/propagandístico, assim como o papel dessas interfaces na constituição do jingle enquanto gênero que desempenha uma função social específica.  A metodologia aqui proposta insere-se no viés da pesquisa qualitativa. As análises sugerem que a escolha de determinadas construções discursivas articulada a certas estruturas musicais é manipulada nos jingles, visando a execução da função social pretendida por seus compositores e intérpretes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

02/11/2017

Edição

Seção

Artigos