IDENTIFICAÇÃO DOS TIPOS E DISTRIBUIÇÃO DOS SINTOMAS MUSCULOESQUELÉTICOS EM MOTORISTAS DE ÔNIBUS PARA TRANSPORTE COLETIVO MUNICIPAL

Autores

  • Fernando Sérgio Silva Barbosa Universidade Federal de Rondônia (UNIR) Campus de Ariquemes
  • Ana Paula Silva
  • Thiago de Lima Torres

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi identificar os tipos e localização dos sintomas musculoesqueléticos apresentados por motoristas de ônibus para transporte coletivo municipal. Participaram 14 voluntários do gênero masculino que inicialmente acompanharam uma palestra realizada na própria empresa para esclarecer aspectos relacionados à fisioterapia do trabalho e para que os mesmos pudessem esclarecer suas dúvidas a respeito da pesquisa. Em seguida foi aplicado um questionário contendo perguntas abertas e fechadas para identificação dos sintomas, sua localização e característica, para identificação das características laborais, existência de hábitos prejudiciais ou benéficos para a saúde, patologias associadas, cirurgias prévias e uma escala visual analógica para identificação de intensidade de dor. Em uma segunda etapa uma ficha de avaliação foi utilizada para registro da amplitude de movimento (ADM), da força muscular, de testes ortopédicos especiais e de encurtamento para a articulação com presença de sintoma. As informações obtidas foram avaliadas tanto de forma qualitativa quanto quantitativa. Todas as respostas ou resultados da avaliação foram transferidos para uma planilha de dados. Sempre que possível a análise estatística foi utilizada. Os resultados demonstraram que o ombro foi a região com maior presença de sintomas e que estes foram representados com maior frequência por sensação de queimação e dormência. Os sinais vitais dos voluntários, frequência cardíaca, frequência respiratória e pressão arterial, em média encontravam-se dentro dos limites de normalidade. Alterações musculoesqueléticas relacionadas com a ADM e força muscular também estiveram presentes. Desse modo, é possível concluir que a atividade laboral dos motoristas causa comprometimentos importantes à saúde.

Palavras-chave: Fisioterapia do trabalho. Ergonomia. Motoristas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Sérgio Silva Barbosa, Universidade Federal de Rondônia (UNIR) Campus de Ariquemes

Bacharel em Fisioterapia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) Campus de Rio Claro. Docente lotado no Departamento de Ciências da Educação (DECED) do Campus de Ariquemes da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Ana Paula Silva

Fisioterapeuta formada pelo Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná (CEULJJI/ULBRA).

Downloads

Publicado

06/07/2014