CRONOTIPOS: COMO TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DO IFRO COLORADO DO OESTE SE COMPORTAM EM DETERMINADOS PERÍODOS DO DIA.

Autores

  • Adenita De Lima Rodrigues
  • Renato Fernando Menegazzo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

Resumo

Estudados pela Cronobiologia, ramo da Biologia que se dedica a examinar a organização temporal dos seres vivos,  os ritmos biológicos são importantes enquanto determinantes de saúde e bem estar de um organismo, dentre outras razões, por permitirem ótima temporização de atividade biológica no contexto dos ciclos geofísicos e ambientais. Em razão disso, realizou-se uma pesquisa para verificar os cronotipos dos técnicos administrativos do IFRO - Câmpus Colorado do Oeste, para conhecer seus ritmos biológicos e saber como seus organismos se comportam em determinados períodos do dia, possibilitando a eventual elaboração de uma escala de atividades adequada aos seus relógios biológicos. Os técnicos responderam a um questionário estruturado, com perguntas abertas e fechadas, desenvolvido por Horne e Ostberg (1976) e adaptado por Cardinali, Golombeck e Rey (1992), ao qual foram acrescidas questões referentes a gênero, idade e hábitos de deitar, levantar e estudar. Os resultados indicaram que, em termos de cronotipo, a maioria absoluta dos entrevistados (69%) podem ser classificados como intermediários. Moderadamente matutinos somaram 19%, seguido de definitivamente matutino (8%) e moderadamente vespertino (4%). Nenhum técnico administrativo apresentou o cronotipo definitivamente vespertino. Conclusão: servidores e servidoras do setor técnico administrativo, no espectro matutinidade-vespertinidade, são mais flexíveis, ajustando-se melhor aos horários impostos pelas rotinas diárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adenita De Lima Rodrigues

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, câmpus Colorado do Oeste.

Renato Fernando Menegazzo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, do Departamento de Ensino do câmpus Colorado do Oeste. Mestrando do curso de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural, da Universidade Cruz Alta - RS (UNICRUZ).

Downloads

Publicado

28/08/2015