EDITORIAL DE LANÇAMENTO

Autores

  • Fernando Sérgio Silva Barbosa Universidade Federal de Rondônia (UNIR) Campus de Ariquemes
  • Fabiany Moraes Andrade

Resumo

Criar e manter um periódico científico não é uma tarefa fácil, ainda que para isso, cada um dos seus passos tenham sido pensados e planejados, caso do projeto que deu origem à Revista de Ciência e Tecnologia da Região Norte (RCTRN).

 

Em oposição a cada um desses atenciosos e programados passos dados até este momento, estavam e estão dificuldades inerentes ao desejo de que essa revista seja um meio de divulgação, particularmente, das produções científicas resultantes de pesquisas realizadas em especial na região norte do país. Essas dificuldades estão relacionadas inicialmente à formação de uma Equipe Editorial de qualidade e disposta a contribuir com a revista ainda em sua fase de projeto em construção e, é certo, que este passo foi dado e definitivamente consolidado, e é por esse motivo que agradecemos a todos que se encontram nesta função, primordial para qualquer periódico deste tipo.

 

Previamente à elaboração do projeto, orientações e esclarecimentos por parte do Professor Doutor Jairo André Schlindwein, Presidente do Conselho Editorial da Editora da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), a EDUFRO, sempre disposto e de notável prontidão para que a construção do projeto ocorresse com o máximo de adequação às normas institucionais e para que inclusive avance, em breve, no sentido de sua qualificação junto ao Sistema Integrado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal Superior (CAPES), WebQualis. Por esse motivo, também agradecemos ao prezado professor. Igualmente importante, e por isso mesmo também estendemos nossos agradecimentos a ela, foi a atenção a nós dada pela Diretora do Sistema de Bibliotecas da UNIR, Sirlaine Galhardo, intermediando diversos contatos para que o projeto pudesse ser construído.

 

Agradecemos a UNIR, na pessoa de sua Magnífica Reitora, a Professora Doutora Maria Berenice Alho da Costa Tourinho, que possibilita por meio de seus servidores, profissionais de Tecnologia da Informação, a quem também agradecemos e que possibilitam que a RCTRN faça parte do conjunto de periódicos hospedados no sítio da UNIR com livre acesso para todos que desejam enriquecer seus conhecimentos com suas leituras.

No âmbito local, nosso agradecimento é ao Professor Doutor Gerson Flôres Nascimento, Diretor do Campus de Ariquemes da UNIR, por ocasião da fase elaboração do projeto da revista e agora em seu lançamento, e que colaborou com orientações e alguns encaminhamentos para a devida tramitação do projeto que deu origem a este periódico, tanto no campus quanto junto aos órgãos necessários em Porto Velho e, principalmente, nos estimulando para que retomássemos a proposta de uma revista científica, a primeira do Campus de Ariquemes da UNIR.

 

É, sem absolutamente nenhuma dúvida, um dos objetivos desta revista, que a mesma seja reconhecida pela qualidade dos trabalhos a ela submetidos, o que esperamos garantir por meio do rigor científico resultante da somatória da qualidade de sua Equipe Editorial e de Diretrizes para Autores fundamentadas no que é estabelecido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) por meio de documentos elaborados por esta importante entidade na área da normatização e normalização de artigos científicos e tudo o que esteja a eles relacionados acadêmica e cientificamente.

 

Finalmente, diante do que foi exposto até o momento, é com grande satisfação que estamos lançando a primeira edição da Revista de Ciência e Tecnologia da Região Norte (RCTRN), agradecendo aos autores que acreditaram na seriedade desta proposta, que hoje se concretiza com a expectativa de que seja apenas a primeira de muitas edições que irão ao mesmo tempo divulgar e contribuir para que o conhecimento científico produzido nesta importante região do país seja compartilhado com pesquisadores, professores, alunos e todos os que buscam conhecimento para crescimento próprio, do próximo e da região em que vive e trabalha.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Sérgio Silva Barbosa, Universidade Federal de Rondônia (UNIR) Campus de Ariquemes

Bacharel em Fisioterapia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) Campus de Rio Claro. Docente lotado no Departamento de Ciências da Educação (DECED) do Campus de Ariquemes da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Downloads