A Revista de Ciência e Tecnologia da Região Norte (RCTRN) recebe ISSN.

20/03/2015
Prezados leitores, autores, membros da equipe editorial da Revista de Ciência e Tecnologia da Região Norte (RCTRN) e membros da  da comunidade acadêmica do Campus de Ariquemes da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

É, mais uma vez, com muita satisfação, que comunicamos mais uma meta alcançada em relação à revista científica de nosso campus.

Trata-se desta vez, da obtenção do ISSN (2359-5906). Para maior detalhamento sobre este código, segue abaixo parte de um texto explicativo extraído do site do IBICT. Para nós, Editores-Chefes da RCTRN, representa mais uma passo dado no sentido de qualificar o periódico aproximando-a agora, de nosso próximo objetivo, a obtenção de classificação do mesmo no sistema Qualis da CAPES.

"O ISSN (International Standard Serial Number), sigla em inglês para Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas, é o código aceito internacionalmente para individualizar o título de uma publicação seriada. Esse número se torna único e exclusivo do título da publicação ao qual foi atribuído, e seu uso é padronizado pela ISO 3297 (International Standards Organization).

Por ser um código único, o ISSN identifica o título de uma publicação seriada durante todo o seu ciclo de existência (fase de lançamento, circulação e encerramento da revista), seja qual for o idioma ou suporte físico utilizado (impresso, online, CD-ROM e demais mídias).

O ISSN é composto por oito dígitos distribuídos em dois grupos de quatro dígitos cada, ligados por hífen e precedido sempre por um espaço e a sigla ISSN. Exemplo: ISSN 1018-4783

O uso do ISSN não é obrigatório, entretanto como único identificador de padrão internacional, confere vantagens ao editor uma vez que ele possibilita rapidez, produtividade, qualidade e precisão na identificação e controle da publicação seriada nas etapas da cadeia produtiva editorial."

Nossos sentimentos de gratidão ao Diretor do Campus de Ariquemes da UNIR Prof. Dr. Gerson Flôres Nascimento, à Diretora do Sistema de Bibliotecas da UNIR Bibliotecária Sirlaine Galhardo Gomes Costa e ao Editor Presidente do Conselho Editorial da EDUFRO Prof. Dr. Jairo André Schlindwein.

Mais uma vez, não poderíamos deixar de agradecer aos mesmos citados no início deste texto, por quem e para quem, a revista é produzida.

Fabiany Moraes de Andrade (Bibliotecária do Campus de Ariquemes da UNIR).
Fernando Sérgio Silva Barbsosa (Professor do Campus de Ariquemes da UNIR).
Editores-Chefes da RCTRN.