Revista Labirinto

Revista do Centro Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa do Imaginário Social e do Mestrado em História e Estudos Culturais da Fundação Universidade Federal de Rondônia

QUALIS/CAPES:

História (B5), Psicologia (B4) , Letras/Linguística (B5), Interdisciplinar (B5), Administração, Ciências Contabéis e Turismo (B4), Ciências Ambientais (B5) e Filosofia/Teologia (B5).


Imagem de capa da revista

A Revista Labirinto (ISSN: 1519-6674) iniciou como uma publicação do Centro Interdisciplinar de Estudo e Pesquisa do Imaginário Social, da Fundação Universidade Federal de Rondônia em 2001. 

Atualmente a Labirinto está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em História e Estudos Culturais da Universidade Federal de Rondônia.

O periódico visa a divulgação, o intercâmbio de informações e o incentivo à pesquisa utilizando como referencial os estudos teóricos sobre o imaginário, cultura e educação.

A revista atenta às pesquisas e ao debate acadêmico desenvolvido na História e em áreas afins, publica artigos inéditos, resenhas, entrevistas e textos de autoria de doutores, mestres, pós-graduandos e graduados, redigidos em português, espanhol, francês e inglês.

A revista possui periodicidade semestral e recebe contribuições em fluxo contínuo, de acordo com as Normas de Submissão.

A Labirinto é uma publicação revisada por pares editada pelos docentes do Grupo de Pesquisa do Centro Interdisciplinar de Estudo e Pesquisa do Imaginário Social da Universidade Federal de Rondônia, com sede na cidade de Porto Velho, Rondônia, Brasil.

Para acessar os números publicados do ano de 2001 até 2009:

http://www.cei.unir.br/revista.html

As edições de 2010 em diante encontram-se neste mesmo site, na

parte de edições anteriores:
http://www.periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/issue/archive

 

O conteúdo desta Revista é de acesso gratuito e indexado pelos serviços:

Capes (Periódicos)

http://www.periodicos.capes.gov.br
Diadorim

http://diadorim.ibict.br

IBICT

http://www.ibict.br

Latindex

http://www.latindex.org

SHERPA/RoMEO

http://www.sherpa.ac.uk/romeo/?la=pt

 

Contato:
Centro Interdisciplinar de Estudo e Pesquisa do Imaginário Social
Universidade Federal de Rondônia
Campus - BR 364 Km 9,5
Porto Velho - Rondônia - Brasil
CEP: 78900-500 - Tel.: 0xx69-2182-2183
labirinto@unir.br ou cei@unir.br

Notícias

 

Chamadas abertas: Dossiê "Intolerância religiosa"

 

Resumo: No Brasil a construção da identidade nacional se deu de maneira complexa e ao mesmo tempo contraditória, a partir de uma perspectiva homogeneizante com base na brasilidade e na ideologia do branqueamento. Esta perspectiva eurocêntrica de conceber o país por meio da religião católica como sendo a única capaz de trazer a salvação eterna influenciou decisivamente o imaginário religioso do país (Costa, 2011, 151) Neste sentido, nosso campo religioso se encontra atravessado por tendências hibridizantes, da multiplicidade de ‘encontros de culturas’, no qual emergem tendências sincréticas como é o caso do Candomblé e da Umbanda e recriações das religiões cristãs tipo exportação, a partir da tríplice matriz cultural brasileira. Diante dessas tendências contemporâneas e, a partir da preeminência do indivíduo e tribos (pós) modernas, e a consequente múltipla pertença religiosa, fragmentação e desregulação das instituições e doutrinas, o próprio campo clássico dos “Estudos Comparados de Religião”, reclama a reflexão sobre todos os tipos de intolerância religiosa, manifestas e ou latentes no campo religioso brasileiro, uma vez que, as tensões religiosas refletem seus efeitos em outros campos sociais como a política, por exemplo. Este dossiê sobre a Intolerância Religiosa é um convite a todos os pesquisadores para discussão da problemática em tela.       

 
Publicado: 2016-10-03 Mais...
 
Mais Notícias...


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0.