A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA PRÁTICA DOCENTE

Moisés José Rosa Souza

Resumo


Este artigo apresenta o resultado da pesquisa realizada junto aos professores das séries iniciais, de uma escola da rede estadual de ensino, em Colorado do Oeste - Rondônia. A investigação ocorreu no primeiro semestre do ano de 2012 e alicerçou-se nas respostas do questionário distribuído a todos os professores do 1º ao 5º ano. Primeiramente, embasado na revisão bibliográfica, este trabalho faz considerações sobre a leitura e sua importância no processo de compreensão e, em seguida, versa sobre a leitura na prática docente, objetivando demonstrar, em que medida, a leitura faz parte da vida profissional e do trabalho em sala de aula. Por fim, expõe os dados da pesquisa realizada e, por meio do resultado, analisa se os professores trabalham a leitura com seus alunos; quais metodologias usam; enfim, como vem sendo abordada a leitura na prática docente. Os resultados deste estudo evidenciam a contradição acerca da leitura, pois, embora os professores considerem-na importante, não a têm como hábito na vida nem atividade constante em sua sala de aula. Isso ratifica que é imperativo discutir e fomentar ações que protagonizem a leitura como atividade imprescindível à prática docente.  

Palavras-chave


Leitura; Prática docente; Aprendizagem.

Texto completo:

PDF