A JUVENTUDE CAMPONESA EM CENA E SUA RELAÇÃO COM A INSTITUIÇÃO ESCOLAR

Autores

  • Verônica Moreno Machado Universidade Federal de Mato Grosso

Palavras-chave:

Sujeitos sociais. Juventude Camponesa. Instituição Escolar.

Resumo

O artigo integra a Dissertação de Mestrado da autora, intitulada “Percepções da Juventude Camponesa sobre a Educação do Campo na escola estadual do Assentamento Sadia/Vale Verde”, defendida no ano de 2013, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. Tem como objetivo, contextualizar o jovem como sujeito social e a sua relação com a instituição escolar, especialmente, identificarmos as particularidades da juventude camponesa e seu protagonismo no território camponês. O texto está subdividido em dois tópicos: no primeiro apresentamos os jovens como sujeitos sociais e a diversidade da juventude e no segundo tópico abordamos sobre a juventude rural ou juventude camponesa. Desta maneira, podemos compreender o contexto da juventude camponesa na sua diversidade e complexidade, assim como sua participação na escola e nos movimentos sociais populares.

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Biografia do Autor

Verônica Moreno Machado, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Linha 'Movimentos Sociais, Política e Educação Popular'. Pedagoga pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT/Campus Cáceres. Atua na Equipe Pedagógica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT/Campus Pontes e Lacerda.

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Publicado

27/07/2014

Edição

Seção

ARTIGOS - DOSSIÊ