A JUVENTUDE CAMPONESA EM CENA E SUA RELAÇÃO COM A INSTITUIÇÃO ESCOLAR

Verônica Moreno Machado

Resumo


O artigo integra a Dissertação de Mestrado da autora, intitulada “Percepções da Juventude Camponesa sobre a Educação do Campo na escola estadual do Assentamento Sadia/Vale Verde”, defendida no ano de 2013, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. Tem como objetivo, contextualizar o jovem como sujeito social e a sua relação com a instituição escolar, especialmente, identificarmos as particularidades da juventude camponesa e seu protagonismo no território camponês. O texto está subdividido em dois tópicos: no primeiro apresentamos os jovens como sujeitos sociais e a diversidade da juventude e no segundo tópico abordamos sobre a juventude rural ou juventude camponesa. Desta maneira, podemos compreender o contexto da juventude camponesa na sua diversidade e complexidade, assim como sua participação na escola e nos movimentos sociais populares.


Palavras-chave


Sujeitos sociais. Juventude Camponesa. Instituição Escolar.

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