OS JOGOS TRADICIONAIS DA HUÍLA: PATRIMÓNIO CULTURAL NA VOZ DE CRIANÇAS E ADULTOS

Autores

  • Hélder Rodrigues Maiunga Instituto Superior de Ciências da Educação-ISCED-Huíla

DOI:

https://doi.org/10.47209/1519-6674.v31.n.1.p.160-174

Palavras-chave:

Jogos tradicionais, património, cultura, crianças e adultos.

Resumo

O presente trabalho tem como objectivo fazer uma reflexão sobre os jogos tradicionais da Huíla - património cultural na voz de crianças e adultos. A pesquisa e de natureza qualitativa, a entrevista semiestruturada foi a metodologia utilizada na recolha de dados no terreno, aplicados a Professores, Reformados e alunos, da Província da Huíla (Angola) com questões sobre os jogos tradicionais. Com a pesquisa concluímos que, os jogos tradicionais colocam as crianças em situações reais nas quais se vêm confrontadas com a necessidade extrema de resolver problemas individuais de espaço, tempo e com o próprio corpo, do mesmo modo em que se interpõem na resolução de problemas umas com as outras, proporcionando o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração, ensinando-a a agir corretamente em uma determinada situação, estimulando sua capacidade de discernimento; servem  de instrumentos  pedagógico, pois desenvolvem regras de comportamento.

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Biografia do Autor

Hélder Rodrigues Maiunga, Instituto Superior de Ciências da Educação-ISCED-Huíla

Professor do ISCED-Huíla, doutorando em Educação pela Universidade da Beira Interior-UBI-Portugal

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Publicado

06/04/2020

Edição

Seção

ARTIGOS - DOSSIÊ