POÉTICA DO INFERNO-CORPO: IMAGINÁRIOS DO MUNDO INFERIOR
DOI:
https://doi.org/10.47209/1519-6674.v30.n.1.p.129-144Palavras-chave:
Inferno-corpo, Imaginário, Energia sexual, Imagem, Cristianismo.Resumo
O presente estudo busca entender os diferentes imaginários de inferno, incialmente com base no escopo mitológico-religioso de Dante Alighieri. O objetivo é construir um caminho reflexivo, ampliando a visão do inferno, não apenas como polo de oposição entre bem e mal – com influência do cristianismo, mas como energia sexual (libido) que habita o corpo – entendimento biológico. A problemática está em pensar como o imaginário do ‘in’-ferno, associado ao corpo inferior (órgãos genitais e desejos sexuais), pode ser condição para a existência humana. O corpus da análise é constituído das pinturas renascentistas do polonês, Zdzislaw Beksinski, como as telas ‘As visões do inferno’. A imersão na pintura permitirá compreender os sentidos do mundo inferior na palavra e na imagem – ou privação da fala (in-fans), possibilitando novos entendimentos etimológicos, históricos, culturais, religiosos e biológicos do inferno. O estudo tem como método de leitura e interpretação, a Fenomenologia da Razão Sensível (Maffesoli, 1998). A investigação busca amparo teórico nos estudos de Calvino (1993), Sloterdijk (2016) e Morin (2002). Como resultados espera-se um esforço compreensivo de uma poética do inferno, não como um princípio de negação ou de oposição (atração e repulsão), mas de complementariedade (razão e energia), para além dos cânones cristãos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).