A SELEÇÃO DE FUTEBOL VAI AO INTERIOR: RIVALIDADE INTERIORANA, IMPEACHMENT DO PRESIDENTE COLLOR, IMPRENSA E FUTEBOL EM PARANAVAÍ-PR (1992)

Autores

  • Cássio Augusto Guilherme Professor da Faculdade de História (FaHist) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Doutorando em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

DOI:

https://doi.org/10.47209/1519-6674.v30.n.1.p.223-240

Resumo

Este artigo tem o amistoso entre as seleções de futebol de Brasil e Costa Rica, realizado no pequeno município de Paranavaí-PR, como promotor da discussão de três temas relacionados à partida de futebol: as movimentações políticas dos parlamentares paranaenses em torno do processo de impeachment contra o presidente Collor; a rivalidade interiorana devido à hospedagem e treinamento da seleção de futebol entre os vizinhos municípios de Maringá e Paranavaí; o futebol da seleção comandada por Carlos Alberto Parreira, em preparação para as Eliminatórias da a Copa do Mundo de 1994. Como fonte, além da bibliografia pertinente, utiliza-se a imprensa local e nacional. O objetivo é mostrar que a pesquisa sobre um determinado o evento cultural pode ampliar o debate e o conhecimento sobre temas políticos, econômicos e sociais a ele relacionados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cássio Augusto Guilherme, Professor da Faculdade de História (FaHist) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Doutorando em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Professor da Faculdade de História (FaHist) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).
Doutorando em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Downloads

Publicado

25/10/2019

Edição

Seção

ARTIGOS - LIVRES