CAZUZA E O BRASIL DOS ANOS 80

Autores

  • Fábio Hoffmann Universidade Federal de Pelotas - UFPEL.

DOI:

https://doi.org/10.47209/1519-6674.v30.n.1.p.184-202

Palavras-chave:

Cazuza, Brasil, formas simbólicas, década de 80.

Resumo

Este trabalho faz uma análise das músicas “Ideologia” e “Brasil” do artista Agenor de Miranda Araújo Neto, o Cazuza, e suas relações com o contexto político e sócio-histórico da década de 1980. Tais músicas são entendidas como “formas simbólicas” e mobilizadoras de sentimentos de desesperança e desilusão, comuns à época e fortemente presente na sociedade. O método aplicado é de revisão crítica, na primeira parte, e de estudo de caso na segunda. O trabalho chama atenção para os problemas de significação e compreensão, pois o objeto de estudo não somente é um campo-objeto, mas também um campo-sujeito, pois é ele mesmo uma interpretação e reinterpretação subjetiva de si. Cazuza foi bem sucedido, uma vez que conseguiu capturar e mobilizar os sentimentos da sociedade brasileira através de suas músicas de denúncia e protesto.

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Biografia do Autor

Fábio Hoffmann, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL.

Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), tem especialização em Marketing, Direito Eleitoral e Partidário pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER), e é bacharel em Ciência Política pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Coorganizou o dossiê "Cultura Política e Crise Democrática" que foi publicado em 2018/2 pela Revista Cadernos de Campo da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). É pesquisador associado ao Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC), e filiado à Asociación Latinoamericana de Ciencia Política (ALACIP) e à Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP). Desenvolve estudos e pesquisas em teoria política, com enfoque na democracia e processos de democratização, e na área do comportamento político, com enfoque na cultura política.

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Publicado

25/10/2019

Edição

Seção

ARTIGOS - LIVRES