CAZUZA E O BRASIL DOS ANOS 80
DOI:
https://doi.org/10.47209/1519-6674.v30.n.1.p.184-202Palavras-chave:
Cazuza, Brasil, formas simbólicas, década de 80.Resumo
Este trabalho faz uma análise das músicas “Ideologia” e “Brasil” do artista Agenor de Miranda Araújo Neto, o Cazuza, e suas relações com o contexto político e sócio-histórico da década de 1980. Tais músicas são entendidas como “formas simbólicas” e mobilizadoras de sentimentos de desesperança e desilusão, comuns à época e fortemente presente na sociedade. O método aplicado é de revisão crítica, na primeira parte, e de estudo de caso na segunda. O trabalho chama atenção para os problemas de significação e compreensão, pois o objeto de estudo não somente é um campo-objeto, mas também um campo-sujeito, pois é ele mesmo uma interpretação e reinterpretação subjetiva de si. Cazuza foi bem sucedido, uma vez que conseguiu capturar e mobilizar os sentimentos da sociedade brasileira através de suas músicas de denúncia e protesto.Downloads
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