A PRODUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR E A PERDA DE CONSCIÊNCIA DE SI: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

Autores

  • Sheila Castro dos Santos Universidade Federal de Rondônia, Brasil
  • João Carlos Pereira Coqueiro Doutorando em Ciências da Educação na UTAD, Portugal.
  • Armando Paulo Ferreira Loureiro Professor em Ciências da Educação na UTAD, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.47209/1519-6674.v30.n.1.p.203-222

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Vontade, Cognitivo.

Resumo

Este artigo tem por finalidade evidenciar alguns fatores que podem conduzir ao fracasso escolar na educação e como a teoria de consciência de si freiriana deveria ser almejada pelos educandos. Para tanto, faz-se uma reflexão conceitual de algumas das causas do fracasso e da evasão na Educação de Jovens e Adultos (EJA), no ciclo do ensino médio, e verifica-se como a dinâmica educacional, interpessoal entre docentes e discentes são realizadas. Elaborado com viés qualitativo de pesquisa bibliográfica, direcionado pelo método da hermenêutica-fenomenológica, usamos, neste texto, alguns autores que discutem o fracasso escolar e primam por um ensino de qualidade para jovens e adultos reconhecendo-os como seres humanos inseridos em seu contexto social em um fluxo de aprendizagem constante.

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Publicado

25/10/2019

Edição

Seção

ARTIGOS - LIVRES