A ERA DIGITAL E OS DESAFIOS FORMATIVOS NO INTERIOR DA AMAZÔNIA BRASILEIRA

Autores

  • Maria Aldecy Rodrigues de Lima Universidade Federal do Acre - UFAC
  • Maria de Nazaré Rodrigues de Lima Universidade Federal do Acre - UFAC

DOI:

https://doi.org/10.47209/1519-6674.v.29.n.1.p.52-67

Resumo

A geração que atravessa a virada do século XX para o século XXI, é marcada por desafios formativos cujos dilemas pautam a necessidade de melhor entender o cotidiano e, interagir, com as diversas realidades. Em setores administrativos, nos grupos de pertença social e cultural, há sempre o acesso às redes sociais. Muitos embora tenhamos que convir que nos lugares mais distantes e de difícil acesso como são muitas comunidades no interior da Acre, esse acesso é limitado. Porém, existe. Quem nunca ouviu falar em WhatsApp; Facebook, Messenger, Instagram, YouTube, E-mail, Twitter? Assim, novas palavras vão sendo incorporadas ao vocabulário cotidiano (deletar, conectar, acessar).  Objetivamos descrever a necessária inserção das TICs em escolas do interior do Acre, os desafios da EaD, e a necessária formação dos professores-tutores. Baseando-nos em (FLORES, 2009); (MORGADO, 2001); (LIMA; SILVA; PAIVA, 2010), percebemos que a compreensão acerca das TICs enquanto um desafio desta era está ligado também a concepção de homem, mundo e sociedade, compreendido nesse espaço cibernético.

Palavras-chave: Desafios formativos. EaD. TICS. Era digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Aldecy Rodrigues de Lima, Universidade Federal do Acre - UFAC

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Professora da Universidade Federal do Acre, atuando no curso de Pedagogia - Centro de Educação e Letras/CEL - Campus Floresta, e nos mestrados em: Letras, Linguagem e Identidade, e Ensino de Humanidades e Linguagens. Líder do GEPEd – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação.

Maria de Nazaré Rodrigues de Lima, Universidade Federal do Acre - UFAC

Graduada em Letras Lingua Portuguesa pela Universidade Federal do Acre; pós-graduada em Psicopedagogia pelo Instituto Várzea Grandense de Educação; Mestranda em Letras Linguagem e Identidade - Universidade Federal do Acre; Professora da Educação Básica do quadro efetivo da Secretaria de Estado de Educação do Acre.

Downloads

Publicado

17/01/2019

Edição

Seção

ARTIGOS - DOSSIÊ